Câmara usa redes sociais para separar fatos de boatos

 

Os vereadores de Valinhos não têm direito a nenhum dos benefícios. Eles recebem apenas o subsídio mensal, que é aprovado por lei. Além de não receber 13º e 14º salários, eles não têm direito a plano de saúde, vale-alimentação, refeição, auxílios ou qualquer outro tipo de benefício financeiro.

 

Diante da proliferação de boatos que tomam conta das redes sociais e de correntes de WhatsApp, a Câmara de Valinhos resolveu promover uma ação contra as informações falsas e, agora, usará as redes sociais Facebook e Twitter para separar fatos e boatos que envolvem o Poder Legislativo. Semanalmente, serão publicados banners informativos com verdades e mentiras relacionadas à Câmara e à atividade parlamentar. Segundo o presidente Israel Scupenaro (PMDB), a data de lançamento da nova ferramenta de comunicação foi escolhida propositalmente para este sábado, 1º de abril, tido como Dia da Mentira. “Nada como falar a verdade no dia em que muitos mentem”, disse.

 

No primeiro banner, já publicado nas redes sociais, a Câmara esclarece se os vereadores de Valinhos têm direito a 13º e 14º salários, como muitos moradores acreditam. A informação é desmentida, já que os parlamentares não têm direito a nenhum dos benefícios, apenas ao subsídio mensal aprovado por lei. Além de receber apenas o subsídio, o post informa que o vereador não têm direito à vale-alimentação, vale-refeição, auxílios e plano de saúde.

 

De acordo com o Departamento de Comunicação da Câmara, o objetivo do banner é fortalecer o jornalismo responsável, que nos últimos anos, diante da inundação de notícias que chegam a todo instante nos celulares, tablets e outros dispositivos, tem enfrentado desafios para informar o cidadão com fatos verdadeiros e contextualizados. A iniciativa de desmentir boatos foi inspirada em seções de jornais de grande circulação como O Globo, Extra e Correio Popular.

 

Para o presidente da Câmara, vereador Israel Scupenaro (PMDB), a iniciativa do Legislativo servirá de exemplo para outras câmaras da região. “A classe política sempre foi alvo de boatos porque existem as pessoas que buscam informação em jornais de credibilidade e nos sites oficiais e, infelizmente, tem aquelas que somente se informam pelas redes sociais. Hoje temos de conviver com perfis fakes e com pessoas que têm como objetivo desinformar o cidadão, prestando um desserviço. E uma de nossas funções é ser transparente sempre”, afirmou.

 

A Câmara esclarece que todas as informações oficiais podem ser consultadas no site do Legislativo: www.camaravalinhos.sp.gov.br, e também nas redes sociais: facebook.com/camaramunicipal.devalinhos e Twitter.com/camaravalinhos.