Projeto obriga presença de profissionais de Educação Física nas academias ao ar livre

 

O vereador Mayr (PV) apresentou projeto de lei que obriga a Prefeitura a disponibilizar profissionais de Educação Física nas academias ao ar livre instaladas em Valinhos. Os educadores deverão orientar e supervisionar os usuários em dias e horários previamente programados pela Secretaria Municipal de Esportes. Para atender à demanda de todos os bairros, a programação deverá prever alternância de locais.

 

Na mensagem que acompanha o projeto, o vereador destaca que a prática inadequada de exercício físico pode ocasionar lesões nos músculos e articulações. Ele também ressalta a importância do acompanhamento de um profissional, principalmente para pessoas com diabetes e problemas cardíacos e respiratórios. “É necessário que os usuários, sobretudo os idosos, sejam orientados de como executar os exercícios nos aparelhos de forma correta”, afirma.

 

De acordo com o projeto, o educador físico também ficará responsável por verificar as condições em que se encontram os aparelhos de ginástica, comunicando ao órgão competente eventuais consertos ou adequações necessárias.

 

O projeto está em análise nas comissões permanentes da Câmara e ainda não tem data definida para ser votado.