Parceria entre Câmara e Prefeitura gerará economia de mais de R$ 200 mil por ano aos cofres públicos

#PraCegoVer: Foto de 2017 mostra o Teatro da Câmara, onde um rapaz se apresenta no palco em frente a uma plateia lotada com adolescentes vestindo uniforme escolar.

 

Foi aprovado por unanimidade na sessão desta terça-feira (7) o Projeto de Resolução de autoria da Mesa Diretora da Câmara que permite a cessão do plenário maior da Casa, conhecido como plenarião, para a Prefeitura. A medida foi proposta pelos vereadores como contribuição do Legislativo para a economia do Executivo, que deixará de gastar mais de R$ 200 mil por ano com o aluguel do Auditório Municipal, fora as despesas de manutenção.

 

Atualmente a Prefeitura já usa o “plenarião” em ocasiões especiais, como apresentações de final de ano e formatura de escolas municipais. Com a assinatura do Projeto de Resolução, a Prefeitura passa a cuidar do espaço e da agenda de eventos. Isso não prejudicará as ações realizadas pelo Legislativo no local. As normas de utilização do espaço serão tratadas diretamente no Termo de Cessão de Uso, que deverá ser celebrado no prazo de 15 dias após a publicação da Resolução.

 

De acordo com o presidente da Casa, vereador Israel Scupenaro (PMDB), a parceria é de extrema importância para a economia do município, que vai deixar de pagar aluguel do Auditório Municipal. “Nós muito cobramos do Executivo ações de melhorias na cidade e de economia com o dinheiro público, e quando percebemos que poderíamos ajudar nessa economia, não hesitamos em fazer esse Projeto de Resolução. Apesar de a Mesa Diretora assinar, é um mérito de todos os vereadores”, disse.

 

Em seu discurso, o presidente ainda lembrou que, por meio de indicações, tem sugerido adequações para ocupação de outros prédios municipais, como o prédio da antiga UBS do Capuava, que é municipal e poderia ser utilizado, desocupando um prédio alugado, como o que abriga o setor de fisioterapia.

 

A vereadora Dalva Berto (PMDB) ressaltou que “é com medidas como essa que será enfrentada a crise na cidade”.

 

O vereador Toloi (DEM) também salientou a importância da cessão como modo de economia. “Essa parceria com a Prefeitura é muito bem-vinda. A economia mensal será de cerca de 20 mil (...) Valinhos só tem a ganhar com isso”, afirmou.

 

Já o vereador Franklin (PSDB) destacou a importância da parceria para a cidade. “Quem vai ganhar é a cultura e o turismo do município de Valinhos. Não é só um ganho financeiro, mas também institucional. Esse prédio é muito melhor do que aquele que hoje abriga o auditório”.

 

O prefeito Orestes Previtale (PMDB) elogiou a parceria. “A aprovação, que é um dos nossos compromissos de governo como medida de redução de custos fixos e reorganizar as finanças da Prefeitura, reforça a sintonia dos poderes Legislativo e Executivo na gestão responsável dos recursos públicos. Quem ganha com isso é Valinhos e a nossa gente, que terá à disposição um auditório moderno e com conforto nas suas instalações e facilidade de acesso. Ganha também a Prefeitura, que passa a economizar com aluguéis e manutenção predial”, concluiu.