Cida Pallotta, Laís Helena e Teresita Amaral recebem a medalha Sarah Kubitschek

 

 

Os vereadores homenagearam na noite desta terça-feira (7), durante a sessão ordinária, três mulheres que se destacam na cidade pela luta em defesa dos direitos da mulher: Maria Aparecida Pallotta, Laís Helena Aloise e Maria Teresa Amaral, conhecida como Teresita. Todas receberam a medalha Sarah Kubitschek, honraria instituída por decreto legislativo de autoria da vereadora Dalva Berto (PMDB).

 

Antes da entrega da medalha, foi exibido vídeo produzido pelo Departamento de Comunicação da Câmara, que contou um pouco da história de cada homenageada.

 

Em discurso, dra. Cida Pallota dedicou o prêmio à família, que sempre foi grande incentivadora de sua luta, e às mulheres que estiveram presentes durante sua trajetória de militância. “Meu sonho é ver um país tratar a todos igualmente, sem distinção”, afirmou.

 

Laís Helena, que é vice-prefeita da cidade, destacou que, finalmente, após mais de 60 anos, uma mulher chega ao segundo maior cargo do Poder Executivo. Ela também ressaltou a força da mulher na sociedade. “Somos a personificação da luta, da garra e da determinação”, disse.

 

Teresita Amaral agradeceu aos vereadores, ao público, bem como a todos que confiaram no seu trabalho. “Espero que de alguma forma tenha contribuído para deixar a sociedade mais fraterna”, discursou. 

 

No plenário também estavam presentes homenageadas com a medalha Sarah Kubitschek em anos anteriores, que foram convidadas para prestigiar a solenidade: Coca Viscardi, Sueli Marostica Mamprin, Ruth Daniel de Souza e Vera Fritz.

 

 

Conheça a história das homenageadas

 

Dra. Cida Pallotta é advogada militante na área cível com ênfase em direito de família e violência doméstica e familiar. É integrante da Comissão da Mulher Advogada da OAB e conselheira do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher. Dra. Cida também integra o Conselho Estadual da Condição Feminina e foi uma das responsáveis pela elaboração e articulação da lei de criação da Coordenadoria da Mulher de Valinhos.

 

A professora Laís Helena contabiliza mais de 20 anos de atuação em prol das mulheres valinhenses. É a primeira vice-prefeita da história de Valinhos e também a primeira vereadora, eleita em 1989. Autora da lei que instituiu o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Laís Helena desenvolveu caminhadas, passeatas, além de ter participado de conferências estadual e nacional de políticas públicas voltadas à causa feminina.

 

Já Teresita Amaral chegou a Valinhos no final da década de 90 e trouxe na bagagem toda uma vida dedicada ao trabalho em defesa dos direitos humanos, boa parte deles realizado na cidade de São Paulo. Hoje, Teresita foca as ações da entidade Dorothy Stang nos Conselhos de Direito de Valinhos e realiza um trabalho junto com o Conselho da Mulher, a fim de resgatar a participação na política valinhense e a construção de políticas públicas em atenção à mulher.