Comissão que avalia arquivo da Câmara faz primeira reunião do ano

 

O presidente da Câmara, vereador Israel Scupenaro (PMDB), acompanhou na manhã desta sexta-feira (17), a primeira reunião do ano da comissão responsável por avaliar e dar destinação a todos os documentos produzidos no Legislativo. Scupenaro destacou a importância do trabalho para preservar a história da Câmara e também para cumprir normas federais de acesso à informação.

 

A comissão é composta exclusivamente por funcionários concursados nomeados por meio de Ato da Presidência. A presidente do grupo, Claudia Filippi, explicou como será o andamento dos trabalhos e fez um breve resumo do que já foi feito, como digitalização de arquivos e organização de documentos. O próximo passo, segundo ela, deve ser a elaboração de uma tabela de temporalidade, que vai especificar, entre outras coisas, quanto tempo cada documento precisa ser preservado e quais devem ser mantidos permanentemente guardados.

 

Na semana que vem, a comissão deve trocar experiências com profissionais do Arquivo Público do Estado de São Paulo. “No que depender de mim, a comissão terá todo o apoio necessário, afinal estamos falando da história da Câmara e da necessidade de garantir a transparência dos atos já praticados por este Legislativo”, afirmou o presidente Scupenaro.