Vereadores fazem balanço do ano legislativo e aprovam mais de 20 projetos na última sessão

 

Os vereadores usaram a tribuna na sessão desta terça-feira (13) para fazer um balanço das ações realizadas em 2016 e declarar apoio aos parlamentares que estarão na Câmara a partir do ano que vem. Com o objetivo de limpar a pauta de votações, mais de 20 projetos foram aprovados, muitos deles analisados pelas comissões permanentes no intervalo. A partir de agora até o início de fevereiro só podem ocorrer sessões extraordinárias, caso algum assunto tenha de ser tratado com urgência.

 

O vereador Israel Scupenaro (PMDB) foi o primeiro a fazer um balanço dos trabalhos realizados neste ano. Ele disse que apresentou mais de 400 proposituras entre indicações, moções, projetos e requerimentos. Também falou do seu trabalho à frente da Mesa Diretora, da Comissão de Higiene e Saúde e da Comissão Processante que investiga possíveis irregularidades no contrato da Prefeitura com a empresa INASE. “Não fomos a favor daquilo que entendemos que não era bom para a cidade”, resumiu.

 

O vereador Tunico (PMDB) agradeceu pelos oitos anos em que esteve na Câmara e disse que sai do Legislativo de cabeça erguida. Em discurso, ele cumprimentou os funcionários e destacou que os últimos anos foram de muito aprendizado. “Quero desejar muita sorte e muita sabedoria aos vereadores que foram reeleitos e aos que vão tomar posse”, discursou. 

 

O vereador Giba (PMDB) disse que o ano foi de aprendizado e ressaltou a importância do debate no Legislativo. “Os debates nesta Casa são salutares, têm que existir, fazem parte da democracia. Quem ganha é a cidade, a população”, afirmou.

 

O vereador Lorival Messias (PROS) fez um agradecimento à população pelos 16 anos de mandato e pontuou que o ano foi de desafios. Ele disse ainda que o prefeito Clayton Machado (PSDB) não conseguiu realizar tudo o que pretendia em razão da crise econômica, mas que fez o que foi possível. “Não conseguiu atender ou realizar tudo o que prometeu, tudo o que pretendia. Mas com certeza fez grande parte”, afirmou.

 

O vereador Veiga (DEM) disse que encerra as atividades parlamentares com a mesma humildade com que começou. Ele destacou a apresentação de mais de 50 projetos de lei que, segundo ele, puderam ajudar vários segmentos da sociedade. “Foi uma honra dividir essa bancada com os nobres pares (...) Desejo ao prefeito eleito muita força e coragem para que conduza a nossa cidade com sabedoria”, falou.

 

Em seu discurso, o vereador dr. Pedro Damiano (PV) lamentou a falta de credibilidade da população na política devido à irresponsabilidade de algumas autoridades. Ele também ressaltou a importância da democracia. “A democracia permite que todas as nuances se aproximem e se igualem, cada uma a seu modo”, discursou.

 

O vereador Edson Batista (PSDB) relembrou na tribuna as proposituras apresentadas por ele, na Câmara, pedindo agilidade na construção de moradias populares na cidade. Ele disse que ficou triste porque não faltou empenho de sua parte. “O Executivo não fez a parte dele”, afirmou.

 

O vereador Rodrigo Fagnani “Popó” (PSDB) disse que foram travados debates saudáveis no plenário que contribuíram para o desenvolvimento da cidade. “Aprendi muito e tenho absoluta certeza que chego ao final desse mandato com mais conhecimento, ânimo e força para continuar em um próximo mandato contribuindo com Valinhos”, finalizou.