Montero lembra dos 25 anos de atuação da Família Baldin no mercado de massas

O Pastifício Baldin, criado em 1986 pelo senhor o senhor Atílio Amílcar Baldin, completou este ano 25 anos de existência. Toda uma história de vida dedicada à confecção de massas em nossa cidade foi reconhecida esta semana pela Câmara Municipal através do presidente da Câmara, vereador Paulo Montero (PMDB), que apresentou um Voto de Louvor e Congratulações à família Baldin pelas comemorações dos 25 anos de atuação no mercado de massas.
 

Para Montero, a trajetória da família Baldin e sua paixão dedicada à confecção de massas e os 25 anos de existência do Pastifício Baldin servem de exemplo e orgulho a todos os valinhenses, especialmente nesta semana quando a cidade completa 115 anos de existência. “A história da família Baldin faz parte da nossa história social e econômica”, destacou Montero.
 

A idéia de criar um novo macarrão surgiu após algumas experiências que o senhor Atílio teve no ramo de massa, pois desde 1934, quando ainda tinha 12 anos, se embrenhou no mundo das massas na fábrica do pastifício Vesúvio. No começo passou a confeccionar, em sua própria cozinha, o macarrão caseiro da qual a massa, a princípio, passou a ser consumida pela família e amigos. No início era apenas um saco de farinha de 50 kg, com uma produção tímida de apenas 100 pacotes de ½ kg.
 

A fama do macarrão cresceu tanto que surgiu então a Indústria de Massas Alimentícias Baldin Ltda. A nova empresa teve como colaborador na montagem um amigo do senhor Atílio, Luiz Bergamo, proprietário de uma loja em São Paulo. Os equipamentos para a nova empresa ele conseguiu de outro empresário que estava fechando a sua fábrica. Começava aí uma nova fase que resultou com a instalação da empresa Pastifício Baldin. Como homenagem, seus filhos Flávio e Sérgio deram o nome do produto macarrão Cadó! Marca registrada.
 

Os irmãos passaram a administrar a produção e as vendas, fornecendo o macarrão às indústrias Gessy Lever, Clark e hoje Eaton, Mercedez Benz, Singer e Boch. No início com 15 funcionários, hoje a pastifício conta com 5 funcionários produzindo 2,5 toneladas de macarrão por mês e produz diversos tipos de macarrão como: talharini, penne, spaguetti, o fusili (parafuso) e o fituccine.
 

Com o falecimento do senhor Atílio, em 09 de fevereiro de 1996, aos 74 anos, os filhos mantiveram a empresa.
 

“Ao falarmos deste homem que, praticamente toda a sua vida, se dedicou a confecção de massas, não podemos deixar de registrar o papel da senhora Anna Cadorin que, hoje, aos 80 anos sempre esteve ao lado do marido, mantendo-se ao seu lado nas horas difíceis e de alegria, apoiando e convivendo com o senhor Atílio durante os 46 anos de união”, finalizou Montero.