Valinhos ganha dois novos cidadãos honorários

 A Câmara Municipal aprovou na noite da última terça-feira, dia 17, dois Decretos Legislativos que concedem Título de Cidadão Honorário ao empresário Eduardo da Rocha Azevedo e ao economista Sérgio Luís Coutinho Nogueira.

A indicação do Título para Eduardo da Rocha Azevedo partiu dos vereadores Clayton Roberto Machado (PSDB) e José Henrique Conti (PV), já a do economista Sérgio Luís Coutinho Nogueira e de autoria de Clayton Machado.

Durante a discussão dos dois decretos falaram os vereadores Clayton Machado e Dr. Moysés Abujadi (PT). Para Clayton, a concessão dos dois títulos de cidadão reconhece publicamente a importância desses dois homens de negócios, que estão ligados diretamente ao progresso e ao desenvolvimento de Valinhos, especialmente, no caso de Eduardo, em relação ao abastecimento de água de Valinhos, quando cedeu a captação de água da lagoa de sua fazenda, a Santana dos Cuiabanos.

Dr. Moysés, que foi prefeito na época da realização da obra de captação de água do Rio Atibaia de da Fazenda Santana dos Cuiabanos, lembrou das conversas que manteve com Eduardo em sua fazenda e da demonstração de apreço e carinho que tinha em relação a Valinhos.

Eduardo da Rocha Azevedo é filho Augusto da Rocha Azevedo e Maria Antonieta Castro Prado da Rocha Azevedo. É empresário e foi um dos fundadores da Faculdade de Campinas (FACAMP), e esteve como presidente da Bolsa de Valores de São Paulo (BOVESPA). Idealizador e fundador da Bolsa de Mercadorias e Futuros (BM&F), a qual presidiu entre 1986 e 1987. Atualmente é dono da Convenção, uma das cinco maiores corretoras da BM&F.
 
"A vida de Eduardo está intrinsecamente ligada à cidade de Valinhos. Seus laços com essa região remontam à Fazenda Espírito Santo, do bisavô materno Antonio Castro Prado, onde o bem sucedido fazendeiro e comerciante, no fim do século XIX, deu a partida para suas plantações de café e a aquisição de inúmeras terras ao seu redor. Na Fazenda Santana, herdada pelo avô materno Cid Castro Prado, Eduardo teve, em sua infância e juventude, um intenso contato com as tradições de uma família com sólidas raízes e elos atávicos em Valinhos.

Filho de José Bonifácio Coutinho Nogueira e Maria Thereza Coutinho Nogueira, Sergio Sérgio Luís Coutinho Nogueira trilhou o caminho do pai, fundador da EPTV Campinas e da Usina Ester. Além disso, seu pai, quando Secretário da Agricultura no Governo Carvalho Pinto, implantou em Valinhos a primeira Reforma Agrária do país.

Sérgio  é economista, publicitário, Acionista da EPTV, diretor-técnico do Clube BM&F, campeão brasileiro de atletismo de 2002 a 2010, dirigente da União Esportiva Funilense, campeão brasileiro de atletismo de 1993 a 2001, presidente da Editora Multiesportes e conselheiro da Usina Açucareira Ester S/A. Sérgio foi presidente da Federação Paulista de Atletismo (1990/2000), secretário municipal de Cultura, Esportes e Turismo de Campinas, diretor da FIESP, conselheiro do SESI, presidente da Sociedade de Produtores de Açúcar e Álcool - Sopral, presidente do Sindicato da Indústria da Fabricação do Álcool no Estado de São Paulo (1990/1996) e diretor da Usina Açucareira Ester S/A.