Produção legislativa de Valinhos, no primeiro semestre, é maior que mesmo período de 2015

 

Os vereadores de Valinhos protocolaram mais proposituras no primeiro semestre deste ano comparado ao mesmo período do ano passado. Somente com relação aos projetos de lei, até junho foram apresentadas 113 propostas contra 78 em 2015. Parte desses projetos já são leis na cidade e estão em vigor.

 

Também houve aumento na apresentação de requerimentos, que é uma das ferramentas utilizadas pelos parlamentares para fiscalizar os atos da Prefeitura. De 1.006 requerimentos apresentados no primeiro semestre de 2015, o número passou para 1.162 neste ano. Além de questionamentos ao Poder Executivo, também são contabilizados como requerimentos os votos de congratulações a cidadãos que se destacaram na comunidade valinhense.

 

As moções, que são a manifestação da Câmara sobre determinado assunto, foram 78 neste ano contra 75 no ano passado. Já o número de indicações foi levemente menor: 1.809 contra 1.827 em 2015.

 

Para o presidente da Câmara, vereador Rodrigo Toloi (DEM), a produção legislativa mostra o empenho dos vereadores para se construir uma cidade mais organizada e boa para se viver. Ele também destacou que as sessões ordinárias foram, na maioria das vezes, encerradas mais tarde neste primeiro semestre, em razão de discussões sobre assuntos polêmicos. “Muitas sessões acabaram mais de dez e meia da noite, o que nos levou até mesmo a convocar extraordinárias. Também percebemos a grande presença da população, que está acompanhando mais de perto o nosso trabalho. Foi um semestre muito puxado”, afirmou.

 

Toloi ressaltou ainda que, embora sejam importantes, os números não podem resumir todo o trabalho, já que a fiscalização e acompanhamento das demandas da comunidade também são feitas por meio de visitas aos bairros e atendimento nos gabinetes. “O vereador não só apresenta proposituras. Ele também vai atrás dos problemas, conversa com a população, atende no gabinete. Esse é o nosso trabalho”, disse.

 

Neste mês de julho, a Câmara está em recesso, que vai até o dia 2 de agosto. O atendimento ao público, neste período, acontece normalmente.