Vereadores aprovam reajuste de 25% nos salários de especialistas da educação

 

Os vereadores aprovaram, na sessão desta terça-feira (21), projeto de lei encaminhado pelo prefeito Clayton Machado (PSDB) que reajusta em 25% os salários dos especialistas da educação, que abrange os diretores e vice-diretores de unidades escolares, supervisores de ensino e coordenadores pedagógicos. O aumento será divido em três parcelas, sendo a primeira, de 9%, já no mês que vem.

 

De acordo com a Prefeitura, o aumento é necessário para adequar os vencimentos desses profissionais ao Estatuto do Magistério, que não permite que professores da rede municipal tenham salários maiores que os especialistas da educação, o que vem ocorrendo na cidade. Além dos 9% que serão aplicados no mês de julho, os profissionais ainda terão o aumento de 9% em janeiro de 2017 e 7% em julho de 2017.

 

O vereador Kiko Beloni (PSB) destacou que o projeto corrige uma distorção praticada no município. “O Estatuto determina que os professores não podem ter vencimentos maiores que os especialistas da educação (...) Em apenas um ano, uma classe  profissional terá um reajuste total de 25%. Isso mostra preocupação com o maior patrimônio que uma cidade pode ter, que são os servidores”, afirmou.

 

O vereador dr. Moysés Abujadi (PSD) também ressaltou a importância do projeto como forma de valorizar os servidores. “A Administração deu mais um passo para a estabilização e valorização da educação (...) A vida do funcionário público é em função do trabalho que ele tem, e isso deve ser valorizado”, disse.

 

Para o vereador Dinho (PSD), o acerto nos salários corrige erros do passado. “Fico feliz de fazer parte desse momento em que é corrigida uma injustiça”, discursou.

 

A mesma opinião teve o vereador Lorival Messias (PROS), que lembrou da aprovação da Lei do Piso municipal anos depois da exigência federal. “ A Lei do Piso foi aprovada em 2008 e teria que entrar em vigor (...) Cobramos e ficou 7 anos na gaveta. Somente em 2015, na atual administração, ela foi implantada, ainda assim não 100% (...) Finalmente, agora ela será concluída, atendendo ao direito dos diretores, supervisores e coordenadores”, completou.

 

O projeto segue agora para sanção do prefeito Clayton Machado (PSDB).