Tribuna livre na Câmara faz reflexão sobre violência contra idosos

 

A sessão desta terça-feira (31) teve espaço aberto na tribuna para discutir a violência contra os idosos. A discussão marca o Dia Municipal de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa, comemorado no próximo dia 15 de junho, por força de lei do vereador Paulo Montero (PSDB). A presidente do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso, Vera Fritz, apresentou dados e cobrou o engajamento de todos no tema.

 

De acordo com Vera, hoje existem em Valinhos 16.838 idosos, o que representa 14% da população. Em 2025, a participação desse grupo deve saltar para 19% dos habitantes da cidade. Para ela, a cidade precisa se preparar para a nova realidade. “Como estamos nos preparando para esse envelhecimento? Como estamos nos organizando para atender essa população?”, questionou.

 

Segundo a palestrante, a responsabilidade pela qualidade de vida da pessoa idosa é de todos. “A família, a sociedade e o poder público têm a obrigação de cuidar do idoso. Está na Constituição e no Estatuto do Idoso (...) Temos que trabalhar juntos”, defendeu.

 

Embora a violência física seja a mais divulgada na imprensa, Vera ressaltou que esse é apenas um tipo de violência. A ela somam-se a violência sexual, financeira e psicológica. “Estive em Brasília, em uma conferência, e tinha uma senhora muito ativa, que participa de conselhos. Ela não havia percebido que o filho dela a estava explorando, tirando dinheiro dela (...) É sutil, você se envolve e não percebe”, exemplificou.

 

Em caso de maus tratos ou quaisquer outros tipos de violência, Vera frisou que é preciso denunciar. “Não podemos ficar calados, temos de estar atentos”, completou.

 

As denúncias podem ser feitas no telefone 190 da Polícia Militar, 153 da Guarda Municipal, Disque 100, e no Conselho do Idoso de Valinhos, no telefone 3859-9191.