César Rocha pede informações sobre descarte de lâmpadas queimadas em Valinhos

 

O vereador César Rocha (Rede) apresentou requerimento pedindo informações da Prefeitura sobre como é feito o descarte de lâmpadas fluorescentes queimadas em Valinhos. Segundo ele, munícipes não sabem como proceder, já que o Departamento de Obras da cidade alega que não recebe o material.

 

César explicou que, de acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos, os fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes de lâmpadas são obrigados a estruturar e implementar sistema de logística de recolha dos produtos após o uso pelo consumidor, mas, em contato com vendedores do município, foi verificada certa dificuldade para descartar as lâmpadas. “A recolha só ocorre nos casos em que o consumidor tenha adquirido o produto no estabelecimento, o que dificulta sobremaneira o cumprimento das disposições legais”, afirmou.

 

O vereador ressaltou que muitas lâmpadas são descartadas em local inadequado, o que gera a poluição do ambiente e representa perigo para os humanos, devido à sua alta toxicidade.

 

O requerimento ainda não foi encaminhado à Prefeitura porque será discutido nas próximas sessões.