Vereadores questionam aumento na tarifa de ônibus em Valinhos

 

O aumento na tarifa do transporte público em Valinhos, que desde o último dia 7 está R$ 3,80, foi alvo de discussão dos vereadores durante a sessão desta terça-feira (10). Dois requerimentos pedindo informações da Prefeitura sobre o reajuste foram apresentados: um pelo vereador Giba (PMDB) e outro pelo vereador dr. Pedro Damiano (PV). Ambos solicitam cópia da planilha que justifica o aumento da passagem em R$ 0,30.

 

Na tribuna, o vereador Giba criticou o reajuste, já que, segundo ele, não há melhorias no serviço oferecido pela empresa permissionária. Ele aproveitou a ocasião para falar da paralisação do transporte ocorrido na manhã de terça-feira, que deixou passageiros a pé logo cedo. “Ao longo do tempo, há o aumento da tarifa e pouco se faz na prestação de um serviço de qualidade (...) A população paga, mas não recebe um serviço de transporte digno”, disse. Uma moção de protesto ao prefeito Clayton Machado e ao Conselho Municipal de Transporte Coletivo também foi proposta pelo vereador. O documento deve ser discutido nas próximas sessões.

 

O vereador Paulo Montero (PSDB) também usou a tribuna e explicou que o aumento só foi autorizado mediante contrapartidas da empresa de transporte. “O prefeito fez exigências. Pediu o reparo e adequação dos alambrados do Terminal Rodoviário, a pintura do teto, mais 10 pontos intermediários de ônibus e a substituição de 10 ônibus por veículos mais novos”, afirmou. O vereador ressaltou ainda que, depois de 40 anos, haverá a licitação do transporte público de Valinhos. “Aí sim o Executivo terá como cobrar da concessionária”, completou.

 

De acordo com a justificativa da empresa Rápido Luxo, divulgada pela Prefeitura, o reajuste na tarifa foi necessário para compensar aumentos de gastos na prestação do serviço, incluindo combustível e salários de funcionários.