Valinhos terá coordenadoria para cuidar do bem-estar animal

 

Foi aprovado, na sessão desta terça-feira (19), projeto de lei do Poder Executivo que cria a Coordenadoria do Bem-Estar Animal, em Valinhos. A proposta foi articulada pelo vereador César Rocha (Rede) e teve o apoio dos demais vereadores. Com a instalação e funcionamento do órgão, será possível ao município atender denúncias de maus tratos, fiscalizar o comércio clandestino de animais, promover palestras e campanhas de vacinação, oferecer atendimento veterinário clínico e cirúrgico gratuito para os animais domésticos da população carente, promover feiras de adoção, determinar o resgate de animais feridos, entre outras ações.

 

César Rocha comemorou a aprovação do projeto e disse que ele representa mais uma conquista para a causa animal. O vereador acrescentou ainda que está em negociação com deputados para conseguir a liberação de recursos para equipar a coordenadoria. “Essa coordenadoria será um verdadeiro divisor de água no que tange à proteção e defesa dos animais (...) Valinhos vai entrar para o cenário da proteção animal como a cidade que está fazendo sua lição de casa”, afirmou.

 

O vereador Léo Godói (PDT) também discursou dizendo que a coordenadoria é uma ferramenta para que os protetores e o conselho municipal usem em favor dos animais. “É importante que a coordenadoria seja de fato estabelecida e que funcione. É preciso ficar atento”, alertou.

 

Para o vereador Rodrigo Fagnani “Popó” (PSDB), a cidade está firmando um compromisso com a causa animal. “Tenho absoluta certeza de que daqui pra frente Valinhos vai servir de espelho, de molde, de referência para outras cidades”, afirmou. 

 

O projeto segue agora para sanção do prefeito Clayton Machado (PSDB).