Representação partidária é alterada na Câmara com o fim do prazo para troca de partidos

 

As bancadas dos partidos com representatividade na Câmara foram alteradas com o fim do prazo que permitiu a troca de partidos sem o risco da perda do mandato por infidelidade partidária. A Emenda à Constituição que autorizou os detentores de mandatos eletivos em todo o Brasil a mudarem de legenda deu prazo de 30 dias para as alterações. O PCdoB, o PR e o PT foram os partidos que perderam representantes na Câmara de Valinhos. Já o PSB ganhou um vereador.

 

Na sessão da última terça-feira (22), três vereadores anunciaram a desfiliação do partido: dr. Pedro Damiano, que saiu do PR e foi para o PV; o vereador Léo Godói, que saiu do PT e entrou no PDT; e o vereador Dinho, que deixou o PCdoB para se filiar ao PSD.

 

Antes desses vereadores, outros parlamentares já tinham anunciado a desfiliação com base na emenda: o presidente do Legislativo, vereador Rodrigo Toloi, que saiu do PDT e foi para o DEM; o vereador Kiko Beloni, que deixou o PSDB para ir para o PSB; e o vereador Giba, que saiu do PDT e se filiou ao PMDB.

 

Com as mudanças, o PMDB, com 4 vereadores, passa a ser o partido com a maior bancada. Em seguida, aparece o PSDB com 3 vereadores.

 

O PSD, o DEM e o PV têm 2 vereadores cada. Já o PDT, o PSB, a Rede e o PROS possuem 1 vereador cada.

 

 

Mudanças de partido com base na Emenda 91/2016:

 

Vereador

Partido atual

Partido anterior

Giba

PMDB

PDT

Kiko Beloni

PSB

PSDB

Rodrigo Toloi

DEM

PDT

Dinho

PSD

PCdoB

Dr. Pedro Damiano

PV

PR

Léo Godói

PDT

PT