Requerimento questiona trabalho de acolhimento a moradores de rua

 

Requerimento apresentado pelo vereador Tunico (PMDB), na sessão desta terça-feira (1º), questiona o trabalho realizado em Valinhos para acolhimento dos moradores de rua. Em discurso na tribuna, ele cobrou maior atenção do poder público para a situação. Segundo ele, a presença dessas pessoas têm se tornado frequente na cidade, mesmo existindo convênio com entidade assistencial para fazer a abordagem e acolhimento. 

 

Tunico disse que foram repassados mais de R$ 1 milhão para uma entidade conveniada do município. “Está levando o dinheiro público e não faz o trabalho adequado (...) O poder público faz o seu dever, agora falta a entidade”, cobrou.

 

O vereador dr. Moysés Abujadi (PSD) explicou que a abordagem a moradores de rua é complicada, por isso, a situação deve ser analisada com ressalvas. “São indivíduos que rejeitaram a vida em sociedade (...) Existe um trabalho de convencimento, de apoio. Não se pode obrigá-los [os moradores de rua] a nada”, disse.

 

O vereador Kiko Beloni (PSDB) acrescentou que muitos se negam a ir até a entidade. “Na abordagem, eles não aceitam ir pra lá (...) O instituto está sempre à disposição para ajudar e contribuir”, destacou.

 

O vereador Léo Godói (PT) disse que conversou com alguns moradores de rua. “Pelo o que ouvi, eles não conheciam a entidade, ou seja, não foram abordados. O contrato determina a abordagem”, pontuou.