Renato Alas volta a expor na Câmara; dessa vez arte é feita com troncos de figueira

 

Que as figueiras encantam os olhos dos valinhenses e turistas que visitam a cidade todos sabem. É delas que muitos agricultores tiram o sustento e o figo que é exportado mundo afora. A possibilidade de trabalhar com a beleza da árvore e ao mesmo tempo dar o pontapé inicial para um projeto social que envolva as mulheres do campo instigou o artista plástico Renato Alas no projeto “Figueiras e Figuras”. O resultado do trabalho artístico feito com o tronco da figueira pode ser conferido até o dia 11 de março no Saguão de Vidro da Câmara.

 

A ideia do artista é aproveitar os restos de poda, que normalmente são queimados, para transformá-los em arte. Além de evitar a poluição do ar com a queima dos troncos, o material pode ser reutilizado, gerando renda tanto para os produtores quanto para as mulheres do campo, que poderão aprender as técnicas e vender as peças em feiras e exposições. Para que o projeto seja viabilizado, a ideia será levada à Prefeitura. “A gente vai passar o conhecimento do tratamento desses troncos para as mulheres (...) Foram usados produtos com baixa toxicidade normalmente achados em supermercados”, explicou.

 

Com a iniciativa, o artista espera que o projeto ganhe corpo e ultrapasse as barreiras do município. “Gostaria muito de ver essas peças sendo enviadas para o exterior, porque Valinhos é conhecida como a terra do figo roxo e isso tem que nascer e crescer a partir daqui”, disse.

 

A exposição “Figueiras e Figuras” pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. A entrada é gratuita.