Vereadores defendem instalação de câmeras para evitar descarte de lixo nas ruas

 

Para inibir o descarte irregular de lixo em ruas, terrenos baldios e margens de córregos, os vereadores defenderam, durante a sessão desta terça-feira (23), a instalação de câmeras de monitoramento em pontos que são considerados críticos na cidade, como as margens das avenidas Rosa Belmiro Ramos, Anésio Capovilla e a estrada que liga a região do Jardim São Marcos a Campinas. O vereador dr. Pedro Damiano (PR) iniciou a discussão no plenário ao exibir vídeos gravados nesses locais, que mostram todo o tipo de lixo: entulho, madeira, móveis velhos e até sobra de alimentos.

 

Em requerimento encaminhado à Prefeitura, dr. Pedro pergunta se a empresa responsável por fazer a coleta de lixo atende esses áreas e se já houve a aplicação de multas pela Guarda Civil Ambiental. Segundo ele, o acúmulo de lixo serve como criadouros do mosquito Aedes aegypti e por isso o assunto precisa de uma atenção especial do poder público.

 

O vereador Rodrigo Fagnani “Popó” (PSDB) também mostrou preocupação com o mosquito e defendeu o engajamento de todos. “É preciso um esforço conjunto, uma campanha educativa para a população”, afirmou.

 

Aliada a essa campanha, o vereador dr. Moysés Abujadi (PSD) disse que o caminho para a solução do descarte irregular de lixo passa pela educação ambiental. “A educação Ambiental é o caminho para mudar esses hábitos [de jogar lixo na rua] (...) e isso começa com as crianças”, discursou.

 

O vereador Lorival Messias (PROS) afirmou que o problema do acúmulo de lixo nessas áreas é antigo. Para ele, a única saída é, de fato, a instalação de câmeras e a maior conscientização da população. “Muitos que jogam esse entulho não são nem de Valinhos. Vem de outras cidades para descartar o lixo”, alertou.

 

A instalação de ecopontos como os que existem em Campinas, para descarte de lixo, foi defendida pelo vereador César Rocha (Rede). “Além da multa, uma das soluções é oferecer locais autorizados pela Prefeitura para descartar esses materiais”, sugeriu.

 

O vereador Paulo Montero (PSDB) aproveitou a presença do secretário de Defesa do Cidadão, Thiago Capellato, e pediu diretamente a ele que se façam estudos para verificar a viabilidade da instalação de câmeras e assim flagrar e punir quem jogar lixo nesses locais considerados críticos.