Projeto aprovado em Valinhos prevê multa para quem impedir entrada de agentes de saúde nos imóveis

Multa de R$ 1,5 mil também valeria para quem mantiver criadouros em casa

 

Os vereadores aprovaram, na sessão desta terça-feira (16), projeto de lei do vereador dr. Moysés Abujadi (PSD) que prevê multa aos proprietários que impedirem a entrada dos agentes de saúde nos imóveis, em Valinhos, e àqueles que mantiverem condições para proliferação do mosquito Aedes aegypti em suas casas. O objetivo é facilitar o trabalho de combate ao inseto responsável pela transmissão dos vírus da Dengue, Zika e Chikungunya.

 

De acordo com o texto, o proprietário que mantiver imóveis abandonados ou subutilizados que possam servir como criadouros do mosquito ou de outros animais peçonhentos será multado em pouco mais de R$ 1,5 mil. A mesma multa será aplicada para quem impedir a entrada de agentes de saúde nos imóveis. Nesse caso, a multa será calculada diariamente. A proposta prevê o envio de notificação antes da aplicação da multa, para que a situação seja regularizada em até 48 horas.

 

“É um projeto importantíssimo. Temos exemplo em nossa cidade em que numa rua inteira, no Jardim Centenário, todos pegaram Dengue porque um cidadão deixou sua casa fechada com criadouro”, afirmou o vereador dr. Moysés.

 

Antes da aprovação do projeto, outros vereadores ocuparam a tribuna e pediram atenção para pontos da cidade que reúnem condições para o surgimento do mosquito.

 

O vereador Tunico (PMDB) solicitou que fossem substituídos os pontos de ônibus que favorecem o acúmulo de água no teto. “Muita água fica acumulada e leva meses para que ela evapore”, disse.

 

Israel Scupenaro (PMDB) fez um apelo à população para que elimine os focos do Aedes aegypti e cobrou atenção do poder público para os postes de sinalização. “Eles alojam água. Deveriam furar esse cano para retirar a água que fica acumulada ou colocar proteção em cima”, alertou.

 

 

Prevenção

 

No último final de semana, a Prefeitura realizou uma força-tarefa em 13 bairros para eliminar possíveis criadouros do mosquito e fazer a coleta de lixo depositado irregularmente em terrenos baldios, ruas e margens de córregos. Os trabalhos da ‘Operação Cidade Limpa’ continuarão nos próximos finais de semana até o dia 17 de abril. A intenção é percorrer 131 bairros do município.