Projeto que queria proibir corte de araucárias em Valinhos é vetado

Equipe técnica do Poder Executivo alegou que já existem dispositivos para coibir o corte

 

Os vereadores decidiram manter, com 4 votos contrários, o veto do Poder Executivo ao projeto que queria proibir o corte de araucárias em Valinhos. O texto apresentado pelo vereador Henrique Conti (PV) tinha sido aprovado em novembro e agora será arquivado. No veto apreciado pelo plenário nesta terça-feira (16), a equipe técnica da Prefeitura alegou que o projeto contraria o interesse público porque já existem dispositivos legais que são suficientes para coibir o corte.

 

O veto destaca que a cada uma araucária suprimida, é exigido o plantio de 50 novas árvores, e, muitas vezes, há novas araucárias incluídas nessa lista. O Executivo também acredita que tornar a espécie imune ao corte vai ter efeito contrário ao pretendido, inibindo novos plantios. “Plantar uma araucária poderá se tornar um ônus futuramente, bem como acarretará numa desvalorização de terrenos que possuírem essa espécie”, destaca o documento.

 

Os vereadores Henrique Conti (PV), César Rocha (Rede), Israel Scupenaro (PMDB) e Edson Batista (PSDB) não concordaram com a decisão da Prefeitura e votaram contra o veto.