Presidente chama reunião com estudantes para resolver impasse do subsídio ao transporte escolar

 

O presidente da Câmara, vereador Rodrigo Toloi (PDT), chamou os estudantes que protestavam no plenário do Legislativo, na sessão desta terça-feira (2), para uma reunião junto com os demais vereadores. O objetivo foi buscar uma solução para resolver o impasse em torno do subsídio ao transporte fretado, que está sendo reformulado pela Prefeitura e deve sofrer alterações neste ano. A previsão era que o texto regulamentando o benefício fosse votado ainda durante a noite, mas o projeto acabou sendo retirado de pauta para que o Executivo fizesse adequações.

 

Na reunião, o vereador Dinho (PCdoB), que é líder do Governo na Câmara, explicou que a proposta voltou à Prefeitura a pedido dos próprios vereadores e que a Secretaria da Educação se comprometeu a enviar um novo projeto para votação em plenário. Os estudantes alegam que o texto não condiz com que foi negociado durante as conversas entre a comissão que os representa e o prefeito Clayton Machado (PSDB). Uma das reclamações é com relação à fixação de um limite máximo para pagamento do subsídio de R$ 0,20 por quilômetro rodado, valor que os estudantes consideram insuficiente.

 

O subsídio ao transporte fretado de estudantes é garantido pela Lei Orgânica do Município. De acordo com a legislação, o subsídio pode variar entre 50% e 100% do valor gasto com o transporte, dependendo das condições socioeconômicas do aluno. O benefício é concedido apenas para o estudante matriculado em faculdade ou escola técnica distantes até 100 km de Valinhos.