Requerimento cobra agilidade da Prefeitura para resolver impasse envolvendo o transporte de estudantes

 

Os vereadores aprovaram, na sessão de terça-feira (8/12), requerimento apresentado pelo vereador Israel Scupenaro (PMDB) que pede informações sobre o subsídio ao transporte fretado de estudantes para escolas técnicas e universidades. No documento, o vereador pergunta por que o formulário para requerer o benefício foi retirado do site oficial da Prefeitura. Em discurso, ele cobrou agilidade para que a situação seja resolvida com urgência, já que as matrículas dos estudantes precisam ser renovadas.

 

O debate em torno do subsídio, que está previsto na Lei Orgânica do Município, começou no mês passado com o anúncio de que a Administração iria cortar o benefício por causa da queda da arrecadação municipal. Após intensa discussão, o prefeito Clayton Machado (PSDB) se reuniu com os estudantes e vereadores para tentar resolver o impasse. Segundo o vereador Scupenaro, ficou decidido que a Prefeitura faria uma nova proposta, concedendo o benefício de acordo com critérios socioeconômicos. A alternativa, no entanto, ainda não foi apresentada. “Os formulários já não estão no site e os estudantes ficam na dúvida com relação ao prazo para conseguirem o benefício”, alertou o vereador.

 

O vereador Giba (PDT) afirmou que os vereadores têm sido procurados com frequência por pais e alunos preocupados com a situação. “Muita gente não sabe ainda se faz a matrícula ou não, porque não sabem se vão receber o subsídio (...) A Administração precisa acelerar [a proposta] para que os estudantes não sejam prejudicados”, cobrou.

 

Os vereador dr. Moysés Abujadi (PSD) destacou a crise financeira enfrentada no município e criticou a liminar concedida pela Justiça impedindo a Prefeitura de usar recursos de depósitos judiciais para reforçar o caixa. De acordo com ele, o dinheiro liberado seria utilizado para pagar precatórios e a dívida com o Valiprev, preservando recursos municipais que poderiam ser aplicados em outras áreas, como no subsídio ao transporte fretado. “Nós votamos lei autorizando o município a usar 70% das verbas judiciais. Se essa verba vier, paga-se precatórios e tem dinheiro para usar em outro lugar”, explicou o vereador Lorival Messias (PROS).

 

O vereador Paulo Montero (PSDB) também discutiu o assunto e tranquilizou os estudantes. “O prefeito está sim preocupado e tem buscado solução. Os alunos podem ficar tranquilos. Ninguém precisa fazer o cancelamento de suas matrículas porque a solução virá”, garantiu.