Escolas municipais deverão aderir a coleta seletiva de lixo

Projeto aprovado na Câmara prevê programa contínuo para recolhimento de reciclagens

 

A Câmara aprovou, na última terça-feira (03/05), um projeto de lei, de autoria do vereador Fábio Damasceno (PMDB), que institui a coleta seletiva de lixo nas escolas municipais, além de programa contínuo para recolhimento de reciclagens.

De acordo com o projeto, a coleta seletiva de lixo nas escolas poderá ser implantada pelo Poder Executivo, como fator preparatório e educativo para os alunos, bem como o alerta para os problemas do meio ambiente. “Separando todo o lixo produzido, estaremos evitando a poluição e impedindo que a sucata se misture aos restos de alimentos, facilitando assim seu reaproveitamento pelas indústrias. Além disso, estaremos poupando o meio ambiente e contribuindo para o nosso bem estar no futuro”, explicou.

O vereador ainda acrescentou que o sucesso da coleta seletiva está diretamente associado aos investimentos feitos para sensibilização e conscientização da população. “Com um trabalho educativo nas escolas públicas, essas crianças estarão levando para suas casas, seus amigos, seus parentes a importância de se reciclar os materiais”.

O projeto sugere que os materiais recicláveis sejam doados às Associações que atuem na coleta seletiva. O processo será executado envolvendo toda a comunidade escolar, incluindo alunos, pais, professores e funcionários, acompanhados de um Programa de Educação Ambiental a ser desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação.

Ainda segundo a propositura, o recolhimento do lixo inorgânico será realizado em recipientes contendo cada um as inscrições que especifique o tipo de material a ser colocado: plástico, vidro, papel e metal.

A lei prevê que a prefeitura possa desenvolver atividades para envolver as escolas particulares e estaduais neste processo de coleta seletiva, além de firmar convênio com entidades defensoras do meio ambiente, assistenciais e filantrópicas, bem como com entidades de catadores de papel, visando à implantação das atividades previstas na lei.