César Rocha faz moção de repúdio às mortes de capivaras no Alphaville, em Campinas

 

O vereador César Rocha (Rede) apresentou, na sessão de terça-feira (1/12), moção de repúdio ao que chamou de “extermínio” de capivaras no condomínio Alphaville, em Campinas. Segundo ele, a eutanásia dos animais foi autorizada pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente entre os dias 29 de outubro e 5 de novembro. Os moradores do condomínio temiam eventual risco de contágio por febre maculosa.

 

No documento, o vereador afirmou que as capivaras foram mortas mesmo com a sorologia tendo dado negativa, na maioria delas, para os anticorpos da doença. “Com relação aos poucos portadores de anticorpos da bactéria, é consenso que após 15 dias da picada [do carrapato], os animais deixam de ser transmissores, o que leva à conclusão de que, desde a realização do exame até a eutanásia, já não apresentavam qualquer risco de contágio. A morte de todas elas foi, portanto, absolutamente desnecessária”, disse.

 

César Rocha destacou ainda que a forma correta de se lidar com as capivaras é fazendo a castração, monitoramento e erradicação do carrapato, que é o real responsável pela doença. “O que testemunhamos foi uma repetição do massacre ocorrido no Lago do Café, em Campinas: mortes desnecessárias e que não levaram à esperada erradicação da febre maculosa na cidade”, completou.

 

A moção foi aprovada e encaminhada para órgãos do Ministério Público e para a Câmara de Vereadores de Campinas.