Rua do Country e Posto do Capuava ganham novos nomes

A Câmara de Valinhos aprovou, na última terça-feira (3/05), dois projetos de lei, de autoria do Executivo, que dão novos nomes a uma rua no bairro Country Club e à Unidade Básica de Saúde do bairro Capuava.
A Rua 1 do loteamento Villagio San Pietro agora passa a se chamar Manuel de Jesus Mendes (Maneco), já a unidade básica de Saúde recebeu o nome de Helena Maria Joana Brandi.


Conheça a história dos homenageados
Maneco

Manuel veio de São Caetano do Sul para Valinhos, em 1967, para conhecer a Fonte Sonia com a família. Na ocasião, sofreu um grave acidente nas proximidades do Cemitério São João Batista, tendo sido internado na Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Valinhos.
                                                              
Naquela ocasião, conheceu Rosa Aparecida Contiero, na época recepcionista da Santa Casa. Ela e Manuel iniciaram um namoro que durou um ano. Em 1970 casou-se com Ulminha Costa, com quem teve três filhas: Márcia, Fernanda e Roberta. Nove anos depois, Manuel e Ulminha separaram-se. Após treze anos separados, no ano de 1981, Manuel e Rosa Aparecida se reencontraram e voltaram a namorar. Finalmente, em 1989, Manuel mudou para Valinhos para viver ao lado de Rosa no bairro Vale Verde.
 
Amante do futebol desde a infância, Manuel, uma vez estabelecido em Valinhos, começou a freqüentar o Country Club Valinhos e a participar dos campeonatos realizados pelo clube. Sempre acostumado com o comércio, Manuel e Rosa inauguraram o Restaurante Di Tuti, inicialmente instalado em frente à empresa Rigesa e posteriormente nas proximidades da Fonte Santa Tereza. Durante quinze anos o casal esteve à frente do negócio, sendo que em 2007, em virtude da doença de Manuel, as atividades do restaurante foram encerradas.
 
Maneco, como era conhecido por todos, faleceu no dia 25 de março de 2008, aos 63 anos, deixando esposa, filhas, netos e amigos e o exemplo de vida pautada pelo amor ao próximo, pelo trabalho e dedicação.
 
Helena Maria Joana Brandi
Em 22 de julho de 1917, no Município de Campinas, casou-se com João Foratto, com quem teve seis filhos: Harry, Milton, Alaor, Edna, Emineres e Eber. No início dos anos 50, após o falecimento de seu marido em 1949, mudou-se para Valinhos, juntamente com os seus filhos Milton e Eber.
 
Sempre à frente de seu tempo e ao contrário da maioria das mulheres da época que dedicava o seu tempo às atividades domésticas, Helena devotou sua vida à enfermagem, sendo servidora pública do estado de São Paulo.
 
Após alguns anos trabalhando pelo Instituto Adolfo Lutz, na Santa Casa de Campinas, onde trabalhou no setor de isolamento de pacientes portadores de doenças infecto-contagiosas, Helena foi a primeira enfermeira do Centro de Saúde de Valinhos, tendo trabalhado no atendimento à população no largo da igreja São Sebastião e nas campanhas de vacinação dos moradores da zona rural do Município.
 
No Centro de Saúde do Município, atualmente localizado na Vila Santana, Helena confeccionava carteiras de saúde, aplicava vacina em crianças e efetuava coleta de sangue para a realização de exames, juntamente com a enfermeira Iolanda Spadaccia, que ainda reside em Valinhos.
 
Em decorrência de sua dedicação e do seu trabalho desenvolvido no Município, tornou-se conhecida em Valinhos como a dona Helena do Centro de Saúde.
 
Também era muito querida pelos membros da igreja Batista, pois era uma freqüentadora assídua, participando ativamente das atividades realizadas pela comunidade.
 
Helena Maria Joana Brandi faleceu no dia 04 de maio de 1994, aos 93 anos, deixando sua filha Edna, seus netos, bisnetos e amigos, e o exemplo de vida pautada pelo amor ao próximo, pelo trabalho e dedicação e pela integração com a comunidade.