Requerimentos pedem informações sobre corte no subsídio ao transporte de estudantes

 

Seis vereadores apresentaram requerimentos, na sessão de terça-feira (17/11), pedindo informações da Prefeitura sobre a suspensão do subsídio ao transporte escolar, pago aos estudantes de Valinhos que frequentam faculdades e escolas técnicas em cidades da região. O anúncio foi feito pela Prefeitura em material divulgado à imprensa. Segundo o texto, a medida foi tomada pelas secretarias da Fazenda e da Educação em razão da queda de R$ 20 milhões na previsão orçamentária de 2016, consequência da crise econômica.

 

Os requerimentos foram apresentados pelos vereadores dr. Pedro Damiano (PR), Israel Scupenaro (PMDB), Lorival Messias (PROS), Giba (PDT), dr. Orestes Previtale (PMDB) e dr. Moysés Abujadi (PSD). Como se trata de assunto de interesse de todos os vereadores, um único documento com o pedido de informações será encaminhado em nome da Câmara. A discussão deve ocorrer nas próximas sessões.

 

Na tribuna, durante o pequeno expediente, o vereador dr. Orestes afirmou que o subsídio de até 100% a estudantes de Valinhos foi uma promessa de campanha do prefeito Clayton Machado (PSDB), cumprida com a aprovação do projeto na Câmara em 2013. Para ele, a suspensão do subsídio deve ser feita por meio de um novo projeto que deve ser encaminhado ao Legislativo. “Vai ter de fazer uma nova emenda à Lei Orgânica do Município para que os vereadores votem esse cancelamento (...) Se vier em forma de lei, não terá o meu apoio”, adiantou.

 

O vereador Israel Scupenaro também mostrou preocupação com o fim do subsídio. “Muitos estudantes falaram que estão sem emprego, ganham bolsa e que se não ganharem o benefício vão ter que deixar de estudar”, afirmou.

 

O subsídio concedido aos estudantes em Valinhos está previsto na Lei Orgânica do Município. O benefício varia entre 50% e 100% do valor total gasto com o transporte para universidades e escolas técnicas distantes até 100 km do município. O percentual concedido varia de acordo com a renda mensal do interessado.