Diretor da Secretaria da Educação diz que município adquire produtos de qualidade para a merenda escolar

 

O diretor do Departamento de Alimentação Escolar da Secretaria da Educação, Rogerio Miotto, afirmou, na sessão desta terça-feira (27/10), que os produtos adquiridos para a merenda servida aos alunos das escolas de Valinhos são de qualidade. Ele foi convidado a usar a tribuna após diversos questionamentos feitos pelos vereadores, nas últimas sessões, com relação à alimentação nas escolas. Segundo Miotto, a interrupção no fornecimento de frutas, verificado nas últimas semanas, foi causado porque houve renegociação no contrato com a empresa fornecedora.

 

Atualmente são servidas 22 mil merendas na cidade, distribuídas em 70 pontos, como escolas, creches e entidades filantrópicas. De acordo com o diretor, o custo da merenda é bancado pelo município, pelo estado e pelo Governo Federal, sendo que a maior parte é com recursos próprios, 64%.

 

Ao responder perguntas feitas pelos vereadores, o diretor afirmou que o cardápio é equilibrado e elaborado por nutricionistas. Ele informou ainda que houve modificação no preparo de alguns itens, com a aquisição de carnes com baixo teor de gordura e sódio, sucos naturais concentrados, pães integrais e produtos da agricultura familiar.

 

Questionado sobre a diferença nos cardápios das creches e das escolas, Rogerio Miotto disse que a alimentação das creches é mais completa porque as crianças ficam o dia todo, e que as falhas ocorridas no fornecimento de frutas estão sendo compensadas por uma alimentação balanceada.

 

O discurso do diretor foi acompanhado pelo secretário da Educação, Danilo Sorroce, que aproveitou a oportunidade para destacar ações realizadas pela pasta nos últimos meses, como a compra de computadores, troca de mobiliário, reformas de escolas e a realização de parcerias com empresas privadas para capacitação de professores e atividades de inclusão.