Projeto dá benefícios para doadores de sangue

 

Os vereadores dr. Orestes Previtale (PMDB) e Giba (PDT) apresentaram, na sessão de terça-feira (27/10), projeto de lei que concede benefícios aos doadores de sangue na cidade. Além do atendimento preferencial, que já é previsto em lei do município, os doadores poderão ficar isentos do pagamento da tarifa do transporte público, no dia da coleta, e também do pagamento de inscrição em concursos públicos de Valinhos.

 

O objetivo da proposta é aumentar os estoques de sangue que, segundo os vereadores, está deficitário. Na opinião deles, a concessão dos benefícios deve incentivar a população a procurar um posto de coleta para doação.

 

O projeto traz algumas condições para a concessão dos benefícios. No caso da gratuidade na tarifa do transporte público, o texto diz que o doador receberá o valor de ida e volta correspondente ao percurso utilizado no dia em que realizou a doação. Para a isenção da taxa de inscrição de concursos públicos, será necessário ter doado pelo menos 2 vezes nos últimos 12 meses anteriores à data de encerramento das inscrições.

 

O projeto está em análise nas comissões permanentes da Câmara e ainda não tem data definida para ser votado.