Toloi defende maior vazão do Cantareira para rios da região

 

O vereador Rodrigo Toloi (PDT) apresentou moção, na sessão de terça-feira (13/10), defendendo o aumento na vazão do Sistema Cantareira para rios da região. O documento aprovado em plenário apoia a proposta do Comitê das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí que defende elevar a vazão dos atuais 5 m³ para 10 m³ por segundo. A discussão acontece no momento em que há a discussão da renovação da outorga do sistema Cantareira, que deve ocorrer em dezembro.

 

Toloi afirmou que está preocupado com as negociações em torno da nova vazão que deve ser liberada para a região de Campinas, já que o secretário de Recursos Hídricos de São Paulo, Benedito Braga, adiantou que o volume de água liberado será de acordo com medições realizadas em vários pontos de captação. Se assim for, não haverá mais a especificação de uma vazão mínima, como ocorre hoje.

 

O vereador destacou argumentos do Ministério Público Estadual de Piracicaba que, em 2014, alegou que a região estava recebendo menos água do que o definido na outorga atual, enquanto que a região de São Paulo recebia acima do autorizado inicialmente. Na época, o MP questionou o porquê da diferença de tratamento entre as duas regiões.

 

A moção foi aprovada e encaminhada ao Comitê de Bacias PCJ.