Professores José Maria e Maria Ignes são os novos cidadãos honorários de Valinhos

A Câmara Municipal aprovou no dia 12 de abril a Concessão dos Títulos de Cidadãos Honorários aos professores José Maria Mendes da Silva e Maria Ignes Osti. As duas homenagens foram propostas pelo vereador José Henrique Conti (PV) e após terem passado pelas Comissões internas da Câmara, foram aprovadas por unanimidade pelo Plenário.

Ela natural de Brotas e ele de São José do Rio Pardo. Em fevereiro de 1954 os dois se conheceram na pequena Pacaembu.  Posteriormente, José Maria Mendes da Silva veio morar em Valinhos e ela em Itatiba. Em 1957 os dois se casaram e tiveram três filhos: Maria Claudia, José Maria Junior e João Paulo.

Maria Ignes se formou no Magistério da Escola Normal de Rio Claro em 1949 e, desde então, dedicou sua vida à educação, lecionando especialmente para as primeiras séries, alfabetizando os pequeninos, pegando-os pela mão e ensinando valores morais e intelectuais. Da mesma forma, José Maria também optou pela carreira do magistério.

Em Valinhos, José Maria trabalhou no Rigesa, Gessy, deu aulas de alfabetização para adultos no extinto Mobral no bairro Capuava e como professor substituto na Escola professor Antonio Alves Aranha.
Além da dedicação plena ao magistério, especialmente nas escolas rurais, o casal foi um dos fundadores das Equipes de Nossa Senhora, em junho de 1962. O movimento surgiu com o objetivo de preparar noivos para o casamento. Hoje, o movimento conta com 14 equipes e aproximadamente 80 casais e José Maria e Maria Ignes ainda marcam presença.

Apesar da aposentadoria, os dois nunca abdicaram da participação nas atividades da comunidade valinhense, especialmente os eventos ligados à educação e atividades beneficentes. Até hoje, reúnem-se com amigos professores aposentados para falar de educação no que ficou conhecido como “café dos aposentados”.
“Esse casal, na sua simplicidade, nos seus gestos, na maneira como lêem o mundo, continuam a nos conduzir, a nos provocar a reflexão e a nos ensinar”, destacou Henrique Conti na justificativa apresentada para defender a concessão do Título de Cidadão Honorário aos dois.