Paulo Montero quer que hospitais ofereçam treinamento aos pais para evitar morte de bebês

 

O vereador Paulo Montero (SD) apresentou, na sessão de terça-feira (8/9), projeto de lei que obriga os hospitais de Valinhos a oferecer treinamento aos pais ou responsáveis para evitar a morte de bebês. Segundo ele, é comum o engasgamento e a morte súbita entre os recém-nascidos e, por isso, as dicas de primeiros-socorros podem salvar vidas.

 

O projeto afirma que a adesão dos pais ao treinamento não será obrigatória, mas os hospitais deverão divulgar a lei para que os responsáveis conheçam a importância do treinamento oferecido.

 

O vereador afirmou que na maioria dos casos envolvendo engasgamento de bebês, os pais acionam o Corpo de Bombeiros que, por telefone, auxilia nos primeiros-socorros. No entanto, ele ressaltou que, às vezes, o espaço de tempo para chamar socorro pode não ser suficiente.

 

Algumas dicas como a posição dos bebês durante o sono também podem evitar casos de morte súbita, de acordo com o vereador. “Colocar a criança para dormir de barriga para baixo aumenta sobremaneira o risco”, destacou o vereador, com base em orientações médicas.

 

O projeto está em análise nas comissões permanentes da Câmara e ainda não tem data definida para ser votado.