Queimada em zona urbana é alvo de requerimentos na Câmara; vereadores cobram cumprimento de lei

 

O incêndio que destruiu uma grande área de vegetação na última quinta-feira, 20, próximo à Avenida Invernada, foi alvo de requerimentos apresentados na sessão de terça-feira (25/8). Os vereadores Henrique Conti (PV) e Israel Scupenaro (PMDB) disseram que foram procurados por moradores que estavam assustados com a intensidade das chamas e com a fumaça que atingiu boa parte da região do shopping. Conti cobrou o cumprimento da lei que pune responsáveis por propiciar queimadas.

 

A lei citada pelo vereador foi sancionada em maio, e proíbe queimadas nas zonas urbana e rural de Valinhos. O proprietário, possuidor ou o ocupante dos imóveis podem ser multados em pouco mais de R$ 13 mil, caso não eliminem condições que possam favorecer queimadas. A lei proíbe o uso do fogo para limpeza de terrenos, queima de lixo e destruição de árvores.

 

No caso do último dia 20, o vereador Henrique Conti disse que viu palha seca acumulada em uma área do terreno, o que pode ter favorecido o fogo. “Houve uma desobediência à lei (...) Vou cobrar que o prejuízo ao meio ambiente seja pago”, afirmou.

 

Israel Scupenaro afirmou que o estrago foi grande e também cobrou providências.