Vereadores pedem aumento salarial para auxiliares de desenvolvimento infantil

 

Os vereadores pediram, na sessão de terça-feira (23/6), aumento salarial para auxiliares de desenvolvimento infantil que atuam na rede pública de ensino. A discussão de requerimentos apresentados pelos vereadores Israel Scupenaro (PMDB) e Tunico (PMDB) foi acompanhada por profissionais da área, que seguravam cartazes solicitando a valorização da categoria.

 

Conforme informações do requerimento, a remuneração dos auxiliares em Valinhos é uma das menores da região. O vereador Giba (PDT) afirmou que o baixo salário reflete na rotatividade de profissionais nas escolas. “Muitos servidores que já estão treinados acabam indo embora para outros municípios (...) A remuneração tem de chegar próxima da realidade da região”, defendeu.

 

Uma das reivindicações levadas pelos auxiliares de desenvolvimento infantil se refere ao valor do vale-alimentação que, segundo eles, é de R$ 70. O valor foi questionado pelo vereador Tunico (PMDB). “Quero saber qual a justificativa para que os valores pagos de vale-alimentação sejam diferentes entre os servidores”, perguntou.

 

O vereador Israel Scupenaro (PMDB) lembrou que o Plano Municipal de Educação, aprovado na Câmara na última segunda-feira, 22, prevê a valorização desses profissionais e, por isso, a discussão sobre as reivindicações da categoria ocorrem no momento certo. “Essas reivindicações são para ontem (...) A organização será fundamental para as conquistas”, completou o vereador Léo Godói (PT).

 

O vereador Dinho (PCdoB) concordou que a diferença salarial no município é grande, mas ressaltou que as distorções vêm sendo corrigidas pelo governo Clayton Machado (PSDB). “Existe a Lei de Responsabilidade Fiscal e um limite (...) O principal objetivo é deixar uma marca de um novo conceito de administração”, afirmou.

 

O vereador dr. Moysés Abujadi (PSD) também mencionou a Lei de Responsabilidade Fiscal e destacou as dificuldades orçamentárias para atender reivindicações de aumento salarial. “Se houver espaço, estaremos ao lado e lutaremos juntos para que consigam as reivindicações (...) O salário do pessoal da Prefeitura não é confortável e eu concordo plenamente. Mas é preciso ver como está a situação com o secretário da Fazenda”, discursou.

 

Ao final da discussão, o presidente da Câmara, vereador Rodrigo Toloi (PDT), sugeriu que o líder do Governo, vereador Dinho (PCdoB), marcasse reunião com o sindicato dos servidores e com o prefeito Clayton Machado para tentar achar solução para o problema.