Presidente Toloi recebe Plano Municipal da Educação e texto começa a tramitar na Câmara

 

O presidente da Câmara, vereador Rodrigo Toloi (PDT), recebeu, na tarde desta terça-feira (02/6), o Plano Municipal da Educação, documento elaborado pela Prefeitura com os objetivos e metas para a área nos próximos 10 anos. O plano, que foi produzido com a participação de profissionais da educação e da sociedade como um todo, foi entregue pelo secretário Danilo Sorroce. O projeto já está em tramitação na Câmara e deve ser votado em breve.

 

As metas abrangem os Ensinos Infantil, Fundamental e Médio e a Educação Especial e de Jovens e Adultos. Dentre os objetivos gerais estão a erradicação do analfabetismo no município, a melhoraria na qualidade da educação, a universalização do atendimento escolar e a valorização dos profissionais que atuam na rede municipal.

 

De acordo com o Plano Nacional de Educação (PNE), os municípios têm até o dia 24 de junho para aprovar seus planos. Um levantamento feito pelo portal G1 indica que apenas 2,6% dos municípios concluíram a elaboração do documento até o dia 28 de maio. A aprovação do plano é condição para repasses de verbas pelo Governo Federal. Os gestores que não cumprirem a determinação estão submetidos a possíveis ações civis públicas.

 

O Plano Municipal da Educação de Valinhos começou a ser elaborado em 2010, a partir da realização da Conferência Municipal da Educação. No último dia 18, a Prefeitura sediou audiência pública para discutir o documento.

 

“A partir de agora, encaminho o plano para as comissões permanentes da Câmara analisarem. É um projeto importante que traça as metas para os próximos 10 anos e, por isso, necessita de uma atenção especial por parte de nós, vereadores”, afirmou o presidente Toloi.