Dr. Moysés propõe instalação de “pontos do livro” para incentivar leitura

 

O vereador dr. Moysés Abujadi (PSD) apresentou projeto de lei que cria em Valinhos o programa “Adote um ponto do livro”. O objetivo é instalar nos pontos de ônibus estruturas que possam oferecer obras literárias para leitura dos passageiros e da população em geral. Os livros seriam emprestados e o projeto contaria com o apoio da iniciativa privada.

 

Segundo o vereador, a ideia surgiu a partir de experiências bem sucedidas em cidades como São Paulo e Belo Horizonte, onde os “pontos do livro” já existem. Dr. Moysés destacou que o projeto funciona com o envolvimento de toda a sociedade, por meio da doação de livros. “A leitura é algo crucial para a aprendizagem e desenvolvimento intelectual do ser humano, pois é através dela que podemos enriquecer nosso vocabulário, obter conhecimento, dinamizar o raciocínio e a interpretação”, disse.

 

O baixo custo para a instalação dos “pontos do livro” foram apontados pelo vereador como uma vantagem do projeto. “As despesas de instalação, reforma e conservação dos “pontos do livro” serão custeadas pelas empresas que vão adotar o espaço”, explicou. Em troca, o projeto prevê a exploração da publicidade com caráter informativo, educativo e que destaque os valores sociais do incentivo à leitura.

 

O projeto está em análise nas comissões permanentes da Câmara e ainda não tem data definida para ser votado.