Agentes da Defesa Civil participam de treinamento para a Operação Estiagem

 

Com a chegada do período de seca ao estado de São Paulo, os gestores públicos se movimentam para amenizar os impactos da falta de chuva e baixa umidade na região. Nesta terça-feira (26/5), agentes da Defesa Civil de aproximadamente 90 municípios participaram de um treinamento na Câmara de Valinhos para conhecerem uma série de medidas que devem ser adotadas na Operação Estiagem. O encontro teve a presença de autoridades da área, além de vereadores, representantes da Prefeitura e do presidente do Legislativo, vereador Rodrigo Toloi (PDT). As atividades seguem nesta quarta-feira, dia 27.

 

Em Valinhos, a Operação Estiagem foi aberta oficialmente no último dia 11 e será realizada até 30 de setembro. De acordo com o diretor da Defesa Civil na cidade, Edilson Bruscalin, o órgão está atento a alguns fatores que irão determinar as atividades preventivas neste ano. Segundo ele, a escassez hídrica e a baixa umidade relativa do ar são assuntos que preocupam.

 

Na opinião do secretário estadual da Casa Militar e coordenador da Defesa Civil, José Roberto Rodrigues de Oliveira, o surgimento de focos de incêndio também requer atenção especial das autoridades. Ele afirmou que os municípios estão recebendo um “kit estiagem” para ajudar na prevenção. Cada kit contém 2 bombas costais, 5 abafadores, 5 pares de óculos, 5 cantis, 5 pares de luvas, 2 facões e 2 enxadas.

 

O investimento em ações de prevenção foi apontado pelo coordenador regional da Defesa Civil, Sidnei Furtado Fernandes, como fundamental para o trabalho da Defesa Civil. Ele disse que os representantes municipais devem ficar atentos à regulamentação de uma lei federal que vai definir estratégias e recursos que vão compor um fundo nacional. “Pela primeira vez, teremos um fundo para prevenção”, disse.

 

Para o presidente da Câmara, vereador Rodrigo Toloi (PDT), o trabalho da Defesa Civil é importante para a prevenção de desastres. “É um trabalho minucioso feito por profissionais experientes e que gostam do que fazem. Esse treinamento reforça a atenção que o Poder Público deve ter para se prevenir e impedir que vidas sejam perdidas por falta de planejamento”, completou.