Parlamentares defendem mudança no Plano Municipal de Educação

 

Os vereadores discutiram, na sessão de terça-feira (19/5), moção dos vereadores Israel Scupenaro (PMDB) e Giba (PDT) que solicita ao prefeito Clayton Machado (PSDB) que analise as reivindicações de servidores para adequações no Plano Municipal da Educação. Entre os pedidos está o reconhecimento dos Auxiliares de Desenvolvimento Infantil como professores e a consequente extinção do cargo no serviço público.

 

O Plano Municipal da Educação é um documento que estabelece diretrizes, metas e estratégias para a educação municipal no período de 10 anos. De acordo com o Plano Nacional de Educação (PNE), os municípios têm até o final do primeiro semestre para elaborar e aprovar seus planos.

 

Na moção aprovada na Câmara, os vereadores solicitam a extinção do cargo de Auxiliar de Desenvolvimento Infantil e o reconhecimento desses profissionais como professores. Eles também pedem o reconhecimento dos profissionais do quadro de apoio da Educação como Profissionais da Educação. E, por fim, solicitam uma gestão democrática com eleições para diretores de escola.

 

O vereador Israel Scupenaro defendeu que o plano contemple o máximo de benefícios para os trabalhadores. “Tem de ser um plano consistente, já que o documento é elaborado a cada 10 anos”, afirmou.

 

Segundo o vereador Giba, as mudanças são necessárias para valorizar servidores. A mesma opinião teve o vereador Léo Godói (PT). “Essa valorização é um anseio da categoria há tempos”, completou.

 

O vereador Rodrigo Fagnani “Popó” (PSDB) destacou a importância da moção e disse que o que estiver dentro da lei será feito. Ele ressaltou que o Plano Municipal da Educação precisa seguir o Plano Nacional. “A hora de acertar e não errar é agora”, disse.