Paulo Montero e Kiko Beloni solicitam pontos para coleta de pneus usados

 

Os vereadores Paulo Montero (SD) e Kiko Beloni (PSDB) apresentaram moção, na sessão de terça-feira (19/5), solicitando a criação de pelo menos dois pontos para coleta de pneus usados em Valinhos. A preocupação dos vereadores é com relação aos casos de dengue, já que os pneus podem acumular água, servindo como criadouro do mosquito transmissor da doença.

 

A sugestão dos parlamentares é que os postos de coleta sejam na Usina de Asfalto e Artefatos de Cimento e no Parque Municipal ‘Monsenhor Bruno Nardini’. O recebimento dos pneus seria em horário comercial, de segunda a sábado.

 

Na moção, eles ressaltam que a destinação ambiental adequada dos pneus é um dos problemas ambientais mais sérios atualmente. “Além do enorme problema ambiental, pelo risco de contaminação do ar, do solo e do lençol freático, o acúmulo de pneus no ambiente constitui também uma grave ameaça à saúde pública, devido à sua relação direta com a propagação de doenças”, afirmam.

 

Os vereadores propõem ainda que, após a instalação dos postos de coleta, a Prefeitura faça uma campanha de conscientização em todos os meios de comunicação do município, divulgando a existência de locais específicos para descarte de pneus.