Lei em Valinhos obriga bancos a informar taxa de juros em anúncios de empréstimo

 

O prefeito Clayton Machado (PSDB) sancionou, na última segunda-feira (11/5), lei de autoria do vereador Edson Batista (PSDB) que obriga as agências bancárias de Valinhos a divulgar, em local visível nos anúncios publicitários, a taxa anual de juros cobrada nos empréstimos.

 

De acordo com a lei, no caso de informes impressos ou visuais, as letras não poderão ser menores do que as outras que também fazem parte do anúncio. Na mídia falada, como o rádio, a informação deverá ser clara.

 

Segundo o vereador, muitas pessoas não são avisadas corretamente sobre a taxa de juros cobrada nos empréstimos e financiamentos, e isso pode levá-las à inadimplência e à perda de bens, em caso de execução da dívida. “O cliente deverá ser informado para poder tomar a decisão correta”, afirmou.

 

 

+ Vereador também é autor da lei que proíbe uso de celulares nos bancos

 

O vereador Edson Batista também é autor da lei que proíbe o uso de celulares nas agências bancárias de Valinhos. A lei já está em vigor desde 2013 e cartazes colocados nas agências informam a proibição. O objetivo da lei, segundo o vereador, é evitar que criminosos assaltem correntistas com o golpe da “saidinha de banco”.