Escoteiros lotam plenário da Câmara em sessão solene

 

A Câmara realizou no último dia 24, uma sessão solene para comemorar a Semana do Escoteiro. Participaram do evento os grupos Valinhos 252 e Azimute 373, que representam o escotismo na cidade.

 

O vereador Tunico (PMDB), autor da solicitação da sessão, representou o presidente Rodrigo Toloi (PDT) que não pode comparecer e comandou o evento. Tunico enalteceu o trabalho dos grupos por levarem lições de cidadania para crianças e jovens. “É um magnifico trabalho! É muito importante termos esses grupos na cidade que se baseiam em princípios de formação de caráter, dignidade, respeito... conceitos escassos em nossa sociedade atual”, destacou.

 

Autor da lei que instituiu a Semana do Escoteiro em Valinhos, vereador Lorival Messias (PROS), também parabenizou os grupos. “Nós sabemos o trabalho de cada um e a responsabilidade dos grupos que envolvem crianças e jovens. Reconheço, também, a participação dos pais que acompanham seus filhos. São muitas conquistas e merecem nosso reconhecimento”.

 

O prefeito Clayton Machado (PSDB) destacou a importância do movimento, que participa há 21 anos da história de Valinhos. “As boas maneiras e os bons costumes, passados pelos escoteiros, influenciam muito a nossa sociedade”.

 

Ainda se pronunciaram os representantes dos dois grupos, Ricardo Ribeiro (Azimute 373) e Rosilene Barbosa (Valinhos 252). Eles agradeceram as homenagens e definiram que a cerimônia é uma forma de fortalecimento para o movimento na cidade.

 

A cerimônia contou ainda com um vídeo, montado com fotos das atividades dos dois grupos ao longo dos anos. As homenagens se estenderam à senhora Tânia Tordin, uma das pioneiras do escotismo em Valinhos. Tânia foi representada pela neta Isabela Lacerda, que também agradeceu a homenagem.

 

Outro ponto alto da noite foi a palestra sobre escotismo proferida pelo escoteiro José Inácio de Oliveira, que atua na Gestão de Adultos no 19º Distrito Escoteiro Campinas.

 

Os representantes do Legislativo e Executivo receberam certificados de gratidão e lenços com as insígnias dos dois grupos da cidade. Eles também assinaram um documento conhecido como Pacto Escoteiro. No caso dos parlamentares, o Pacto Escoteiro funciona como meio de adesão à União Parlamentar Escoteira (UPEB), uma rede de vereadores, deputados estaduais, deputados federais e senadores que apoiam a causa do Movimento Escoteiro em nível nacional.