Incentivos fiscais para instalação e ampliação de empresas em Valinhos são aprovados na Câmara

 

Por unanimidade, os vereadores aprovaram, na sessão de terça-feira (14/4), a concessão de incentivos fiscais para empresas que quiserem se instalar em Valinhos ou ampliar suas atividades. O projeto encaminhado pelo prefeito Clayton Machado (PSDB) prevê a isenção ou redução de tributos como o IPTU, ITBI, ISSQN e taxas de aprovação, licença e vistoria.  Os benefícios serão concedidos de acordo com o investimento realizado, a geração de empregos no município e o faturamento das empresas.

 

Na mensagem do projeto, o prefeito Clayton afirma que novos investimentos trarão mais emprego, mais renda e elevará o nível de atividade econômica na cidade, aumentando a arrecadação de tributos. Poderão ser beneficiadas empresas de diversos setores como nanotecnologia, telecomunicações, automobilística, transportes, educação, entre outros. Para o prefeito, a medida vai enfrentar a concorrência oferecida por outros municípios na atração de investimentos.

 

Um dos municípios da região que alavancou a arrecadação com a atração de empresas foi Louveira, conforme destacado pelo vereador Israel Scupenaro (PMDB). “Nós vemos Louveira arrecadando praticamente o dobro de ICMS de Valinhos porque lá há incentivo”, discursou.

 

O vereador Dinho (PCdoB) também frisou a importância dos incentivos. “Vinhedo e Louveira saíram na frente na atração de empresas (...) É um projeto importante para a nossa cidade, que necessitou de um trabalho minucioso”.

 

O vereador César Rocha (PV) acredita que o projeto de incentivos fiscais é um dos mais importantes votados na Câmara nesta legislatura. “É assim que vamos levar emprego para a população”, disse.

 

Os vereadores Giba (PDT), Tunico (PMDB) e dr. Orestes Previtale (PMDB) foram favoráveis ao projeto, mas lamentaram o pouco tempo para discussão e análise da proposta. “É um projeto bom, de relevância, mas que está na Casa há apenas uma semana”, pontuou o vereador Tunico.

 

Com a aprovação, o projeto segue para sanção do prefeito Clayton Machado e o decreto com a regulamentação da lei deve ser publicado no prazo de 30 dias.