As últimas de Valinhos

Camâra de Valinhos

Projeto que altera Plano Diretor para implantação de unidade de saúde é aprovado sem emenda

O projeto de lei que altera o Plano Diretor III, definindo o bairro Lenheiro como o primeiro local para a construção de uma unidade de saúde em Valinhos- que poderá ser uma Unidade de Pronto Atendimento- UPA, ambulatório de especialidades (AME) e/ou pronto socorro (PS)- foi aprovado por unanimidade na última terça-feira (12/04).

A emenda, proposta pelo vereador Lorival (PT) e aprovada pelas comissões permanentes, que mantinha o terreno ao lado da Santa Casa para a construção do Pronto Socorro e indicava o Lenheiro para construção da UPA ou AME, foi derrubada por sete votos no plenário. 

Na tribuna, os vereadores Lorival (PT), Conti (PV) e Moysés (PTB) argumentaram que, sem a emenda, o projeto pode abrir mão da construção do Pronto Socorro ao lado da Santa Casa. “UPA não tem nada a ver com Pronto Socorro. A garantia é que o Plano Diretor já tinha deixado a área da Santa Casa reservada para a construção do PS. Hoje, o nosso hospital não tem PS para os pacientes do SUS. Os moradores são obrigados a irem, primeiramente, até o CAUE para serem encaminhados à Santa Casa em casos urgentes. Nessas idas e vindas, muitos vêm a óbito”, defendeu Lorival, que entrou, na sessão de ontem, com um projeto de Lei que institui a obrigatoriedade da construção do PS no terreno localizado ao lado da Santa Casa.

Dr. Moysés aproveitou para apontar várias situações da conduta da secretaria da Saúde do município que, no seu entendimento, não estão corretas e reforçou o pedido da construção do PS ao lado da Santa Casa. “A Santa Casa expirou o contrato para o atendimento de porta com SUS e ela lava as suas mãos. Nós deveríamos ser soldados da saúde pública. Acredito que a UPA é uma oportunidade de se implantar mais um sistema, porém acredito que ela venha ser mais um grande ambulatório. Não queremos perder a UPA, mas também não queremos perder vidas”, afirmou.

Já o vereador Conti sugeriu que o atendimento de emergência, feito pelo CAUE, volte para a Santa Casa. “As pessoas vão ao CAUE, pois não têm atendimento de pronto socorro para pacientes do SUS na Santa Casa. Quando os casos são graves, são encaminhados ao hospital... A UPA no Lenheiro causará uma confusão no valinhense, pois ele não saberá para onde ir”.

Para o líder do prefeito na Câmara, vereador Scupenaro (PMDB), o projeto sem a emenda não anula a construção do PS na Santa Casa. “Este projeto está dando a liberdade para que seja construída qualquer uma dessas unidades em qualquer lugar disponível pelo Executivo, onde for melhor, no momento em que se precisar, porém reforço que o Pronto Socorro não está sendo impedido de ser construído no hospital”.

O vereador Clayton Machado (PSDB) lembrou que o projeto foi muito debatido, porém, por se tratar de Plano Diretor, após a apresentação da emenda, deveria ser realizado mais uma audiência pública, o que atrasaria a implantação da UPA e o município correria o risco de perder a verba do governo.  “Se não aprovarmos, poderemos perder a UPA. Cabe a Câmara pegar ou largar”.

No entendimento do presidente da Câmara, Paulo Montero (PMDB), o projeto sem a emenda não tira a possibilidade de implantar o PS ao lado da Santa Casa “Estamos próximos de resolver esta questão. (...) O projeto apresentado, hoje, pelo vereador Lorival, se melhor elaborado, inclusive, poderá sacramentar essa decisão”, considerou.

Entenda o caso
A Prefeitura, que no início iria construir a UPA ao lado da Santa Casa, alegou que o terreno apresentava topografia e localização geográfica desfavoráveis. Desta forma, anunciou que instalaria a unidade no Parque Municipal “Monsenhor Bruno Nardini”, mas uma Ação Civil do Ministério Público não permitiu. Diante do impasse, o órgão identificou e avaliou área pública localizada no bairro Lenheiro, para a implantação da UPA e, para isso, julgou necessário que fosse promovida alteração no Plano Diretor III com o envio de um projeto para a Câmara Municipal.

A Câmara também realizou uma audiência pública para discutir o assunto com a população, na qual cinco pessoas participaram como inscritos. Os assuntos abordados pelos moradores se concentraram no pedido para que os vereadores não anulassem o inciso IX do artigo 21 do Plano Diretor, que na sua essência sugere a construção de prédio para o pronto-socorro junto à Santa Casa de Misericórdia de Valinhos e não de uma UPA.

A proposta inicial do projeto, enviado pela Prefeitura, era que o inciso IX, do artigo 21, em que diz: “efetuar a construção de prédio para o pronto-socorro junto à Santa Casa de Misericórdia de Valinhos” fosse alterado por “edificar unidades de pronto socorro (UPS), de pronto atendimento (UPA) e/ou de ambulatório médico de especialidades (AME), sendo a primeira no bairro Lenheiro”.
 
Já a emenda apresentada pelo vereador Lorival e derrubada no plenário sugeria  que o inciso IX fosse mantido, ou seja, autorizando a Prefeitura a construir um pronto socorro junto à Santa Casa, porém, com um parágrafo único em que separava as unidades de saúde e autorizava a construção de UPA e/ou AME no bairro do Lenheiro.

 
Câmara Municipal de Valhinhos
Notícias
  • Câmara homenageia profissionais de educação física

    #PraCegoVer: Foto mostra educadora física levantando os braços e dando as instruções para uma…

    leia mais leia mais
  • Projeto que obriga limpeza e roçada dos lotes urbanos de Valinhos está na pauta da sessão

    #PraCegoVer: Foto mostra mão de vereador folheando documentos na mesa, durante a sessão…

    leia mais leia mais
  • Câmara sedia a primeira Semana de Debates sobre Inclusão

    #PraCegoVer: Foto mostra o vereador André Amaral e a presidente da Câmara, vereadora Dalva Berto,…

    leia mais leia mais
  • Projeto quer isentar consumidores do pagamento de estacionamento em shoppings e hipermercados de Valinhos

     #PraCegoVer: Foto mostra o vereador Franklin (PSDB) discursando durante a sessão ordinária   O…

    leia mais leia mais
  • César Rocha pede adesão de Valinhos ao programa Município Verde-Azul, do Governo Estadual

    #PraCegoVer: Foto mostra o vereador César Rocha na tribuna da Câmara    O vereador César Rocha…

    leia mais leia mais
  • Dalva Berto pede ao ministro da Saúde para que seja feita notificação compulsória dos casos de câncer

    #PraCegoVer: Foto mostra a presidente da Câmara, vereadora Dalva Berto (MDB), discursando durante…

    leia mais leia mais
  • Quatro vetos do prefeito Orestes Previtale são rejeitados em plenário

    #PraCegoVer: Foto mostra o plenário da Câmara, com os vereadores sentados em seus lugares.   Os…

    leia mais leia mais
  • Kiko Beloni propõe cartão para identificar pessoas com deficiência

    #PraCegoVer: Vereador Kiko Beloni acompanha a sessão sentado em sua tribuna no plenário da…

    leia mais leia mais
  • Esporte Clube Castelo pode virar associação de utilidade pública

    #PraCegoVer: Vereador Aguiar discursa da tribuna do plenário da Câmara durante sessão   O…

    leia mais leia mais
  • Projeto que possibilita regularização de construções unifamiliares com até três pavimentos está na pauta da sessão

     #PraCegoVer: Foto mostra detalhe do display da câmera que grava imagens da sessão.   Os…

    leia mais leia mais
Arquivo de Noticias
Hino de Valinhos