Vereadores prestigiam evento de 40 anos da APAE

Os vereadores Lorival (PT), (Lobo (PDT) e Dalva Berto (PSDB), acompanhados do presidente da Câmara, vereador Paulo Montero (PMDB), participaram da comemoração de 40 anos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Valinhos (APAE), realizada na sede da entidade, na última segunda-feira (11/04).

Na ocasião, os vereadores participaram da inauguração do memorial “Padre Leopoldo Petrus Van Liempt”- onde estão expostas fotos, objetos e matérias jornalísticas que contam um pouco da trajetória do professor, educador e humanista, fundador da entidade- além da apresentação da Orquestra Sinfônica Soft, de Valinhos.

Para o presidente da Câmara, Paulo Montero (PMDB), o momento é de reconhecer o trabalho realizado por todos os presidentes que passaram pela entidade, além do empenho dos profissionais que contribuíram e contribuem para que a APAE Valinhos seja exemplo para todas as demais. “A Câmara também faz parte desta história, apoiando em todos os momentos e buscando, junto ao poder Executivo, subsídios para a manutenção do magnífico trabalho realizado em prol de nossas crianças, jovens e adultos especiais”, afirmou o vereador.

Essa parceira com a entidade, por meio do presidente Paulo, inclusive, culminou com a contratação de uma aluna da APAE que entrou para o quadro de funcionários da Câmara.

Sessão Solene
A Câmara de Valinhos também prestará sua homenagem à entidade no próximo dia 28, com uma sessão solene, no plenário Ulisses Guimarães, às 19 horas, por solicitação do vereador Aguiar (PMDB).

APAE
A APAE foi fundada em 11 de abril de 1971 pelo padre Leopoldo Petrus Van Liempt.  Suas atividades iniciais foram na Rua Itália onde funcionou por vários anos até que em 1997 a entidade recebeu um terreno de aproximadamente 12 mil metros quadrados para a  construção da nova sede.

Atualmente a APAE funciona em uma área coberta superior a 2.500 m2, com um quadro de aproximadamente 65 funcionários e atende em média 250 alunos com necessidades especiais, entre crianças, jovens e adultos  com um custo mensal de 140 mil reais.

Pela sua liderança a APAE de Valinhos coordena 17  APAEs da região, cuja função é dar subsídios e repassar as informações recebidas da Federação Estadual e Federação Nacional.

Trata-se de uma instituição modelar que ao longo dos anos tem prestado inestimáveis serviços à comunidade.
São inúmeros profissionais através de uma equipe multidiciplinar, integrada por fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, professoras, pedagogas, fonoaudiólogos, médicos, psicólogos, entre outros,  que trabalha com extrema dedicação, contando sempre com inúmeros voluntários que atuam em diversas áreas, tendo em vista a  grande necessidade de recursos.