Vereadores cobram agilidade na análise de projeto que permite concessão de cemitérios para a iniciativa privada

 

Os vereadores Dinho (PCdoB), dr. Moysés (PSD), Lorival Messias (PROS) e Rodrigo Toloi (PDT) cobraram, na sessão de terça-feira (10/3), agilidade na análise do projeto do Poder Executivo, que permite a concessão de cemitérios, de serviços funerários e de velórios à iniciativa privada. O texto está em tramitação na Câmara desde dezembro.

 

De acordo com a proposta da Prefeitura, a outorga da concessão seria realizada por licitação, na modalidade de concorrência, pelo prazo máximo de 30 anos. Para o Poder Executivo, o projeto moderniza e torna mais eficiente o serviço público municipal. Projeto semelhante para terminais rodoviários também está em análise na Câmara. No ano passado, foi aprovada a concessão do transporte público.

 

O vereador Lorival Messias (PROS) sugeriu a presença de técnicos na Câmara para tirar dúvidas dos vereadores e orientá-los na análise e votação. Segundo o vereador Dinho (PCdoB), estudos indicam que o Cemitério São João Batista atende as necessidades do município por apenas mais um ano. A ideia da Prefeitura é a construção de um cemitério vertical, o que permite sepultar um número maior de pessoas.

 

O vereador Rodrigo Toloi (PDT) afirmou que não há mais terras disponíveis na cidade e, por isso, solicitou às comissões permanentes que deem o parecer o mais rápido possível. O vereador Tunico (PMDB), que é presidente da Comissão de Finanças e Orçamento, informou que a comissão está fazendo uma “análise minuciosa” do texto. “O projeto tem tempo e prazo para tramitar”, cobrou o vereador dr. Moysés (PSD).