Vereadores discutem formas alternativas para economia de água

 

Os vereadores ocuparam a tribuna, na sessão de terça-feira (3/03), para discutir formas alternativas de economia de água, no momento em que a região Centro-Sul do Brasil enfrenta a maior crise hídrica da história. A discussão foi iniciada com o requerimento do vereador Lorival Messias (PROS), que questionou se existe algum estudo ou projeto para a implantação de sistemas de captação de água nos prédios públicos. Segundo ele, a medida poderia auxiliar na redução do consumo.

 

A sugestão do vereador é que a água captada seja utilizada para diversas finalidades, como descarga de banheiro e irrigação de plantas. “Fiz um sistema em minha casa e qualquer cidadão também pode fazer. Uma chuva fraca já permite uma boa captação”, discursou.

 

Pelo menos dois projetos para incentivar a população a usar cisternas e sistemas de captação foram apresentados pelos vereadores nos últimos meses.

 

Proposta do vereador Veiga (DEM) concede desconto de até 50% no valor do IPTU aos proprietários que instalarem esses equipamentos. Já projeto do vereador Henrique Conti (PV) dá desconto de até 10% do valor total da tarifa de água para os consumidores que fizerem reuso de água. Os projetos ainda não foram votados porque estão em análise nas comissões permanentes da Câmara.

 

Durante a sessão, os vereadores também lembraram legislação já em vigor no município, que obriga as construções novas com mais de três andares ou dois mil metros quadrados a previrem em seus projetos hidráulicos-sanitários a adoção de sistemas de aproveitamento, economia e reuso. A obrigação, no entanto, vale apenas para os novos projetos protocolados na Prefeitura.