Mais de 300 proposituras são apresentadas na primeira sessão ordinária do ano

Vereadores discutem requerimento que pede informações sobre atendimento médico na cidade

 

O atendimento prestado pelos vereadores nos gabinetes e a caminhada pelos bairros da cidade resultaram em mais de 300 proposituras apresentadas ao plenário somente na sessão de terça-feira (3/02). Entre os pedidos mais comuns dos parlamentares estão a realização do serviço de corte de mato nos bairros e a remoção de lixo das ruas. Em razão da quantidade de assuntos a serem discutidos, a sessão foi encerrada faltando menos de 10 minutos para as 23h.

 

A sessão foi a primeira ordinária do ano. Na quinta-feira, dia 29, os vereadores haviam se reunido em sessão extraordinária para escolha dos membros das comissões permanentes da Câmara. Apenas a Comissão de Higiene e Saúde ainda não foi formada, mas terá seus vereadores indicados na próxima sessão, conforme adiantou o presidente da Câmara, vereador Rodrigo Toloi (PDT).

 

A formação da Comissão de Higiene e Saúde, inclusive, foi lembrada pelos vereadores durante a sessão, ao discutirem requerimento do vereador Giba (PDT), que pedia informações sobre o atendimento médico na rede pública. O vereador dr. Moysés Abujadi (PSD) não concordou com os questionamentos de Giba porque considerou o documento extenso. “"Acho um requerimento complexo. Será preciso um calhamaço enorme para dar essa resposta (...) Existe uma comissão de saúde na Câmara, é só ir lá e consultar", disse.

 

O vereador Israel Scupenaro (PMDB) reconheceu que a comissão precisa ser formada para o biênio 2015-2016, mas considerou legítimo o questionamento apresentado pelo vereador Giba. “O vereador está em seu trabalho de fiscalização”, pontuou.

 

Paulo Montero (Solidariedade) acrescentou dizendo que não via problemas na quantidade de perguntas sobre o atendimento médico apresentadas no requerimento. "A secretaria de Saúde teria orgulho em responder esse requerimento. É uma forma de ela mostrar o serviço oferecido na cidade”, afirmou. “São perguntas simples, questionando alguns itens da saúde”, completou dr. Orestes (Solidariedade).

 

O vereador Henrique Conti (PV) afirmou que a ação do vereador Giba é fiscalizadora, porém o requerimento apresentado era amplo. "A resposta não será fornecida da maneira correta (...) É preciso ter foco", avaliou. “São 20 requerimentos em um só”, destacou Lorival Messias (PROS).

 

Após ampla discussão, o questionamento foi rejeitado por 8 votos a 7.