Projetos de Lei que alteram Zoneamento e Plano Diretor são aprovados em primeira discussão

Os projetos alteram mapa e autorizam mudança de área agrícola para área de predominância logística no Bairro do Macuco

 

Os projetos de lei que tratam da mudança de zoneamento e alteram o Plano Diretor III, transformando uma área agrícola no bairro Capivari em uma área de predominância logística, foram aprovados, em primeira discussão, na sessão da última terça-feira (05/04).
               
Com oito votos favoráveis e três contrários, os projetos, que tiveram suas emendas rejeitadas, voltam à pauta da próxima sessão para segunda discussão e votação.

Na sessão, os vereadores contrários aos projetos: dr. Moysés Abujadi (PTB),  Henrique Conti (PV) e Lorival (PT) subiram à tribuna para justificar seus votos e todos se pronunciaram a favor da logística, porém contra a condução do processo. Segundo os vereadores, não foram apresentados laudos de impacto da área, que possui sub-bacias para futura captação de água, situação determinante para a votação contrária. “Não nos foram apresentados estudos de impacto ambiental; impacto de vizinhança; remanejamento de resíduos sólidos; poluição sonora; poluição do ar; segurança; trânsito...”, elencou Lorival.

Dr. Moysés também questionou a inversão proposta pelo Executivo em enviar os estudos após a aprovação dos projetos. “A logística é bem-vinda, mas teríamos que ter análises fundamentadas em nossas mãos para verificarmos a viabilidade do projeto, principalmente com relação a futura captação de água. Não podemos autorizar a transferência das áreas e depois receber os estudos” , justificou Abujadi.             

Já o vereador Conti defendeu, inclusive, que somente após os estudos é que as mudanças deveriam ser aprovadas por todos os órgãos responsáveis e conselhos, além da realização de audiências públicas para serem, posteriormente, apreciadas pela Câmara. “Do jeito que está o projeto é muito perigoso para a cidade. Precisamos discutir com mais consistência, para depois apreciarmos”, considerou.