Toloi é eleito novo presidente da Câmara

Ele substituirá o vereador Lorival Messias (PROS) no comando do Legislativo, no biênio 2015-2016

 

O vereador Rodrigo Toloi (PDT) será o novo presidente da Câmara de Valinhos, a partir de 1º de janeiro de 2015. Toloi, como é conhecido, foi eleito com 9 votos, contra 8 de seu concorrente, vereador Rodrigo Fagnani ‘Popó’ (PSDB).

 

A eleição da nova mesa diretiva foi realizada na noite da última terça-feira, 16, e terá como vice-presidente, Orestes Previtale (Solidariedade); 2º vice-presidente, Veiga (DEM); 1º secretário, Scupenaro (PMDB); 2º secretário, César Rocha (PV); 3º secretário, Kiko Beloni (PSDB); 4º secretário, Léo Godói (PT).

 

Em seu discurso, Toloi agradeceu a confiança dos vereadores pela escolha de seu nome como presidente. "Vou dar o melhor de mim para que esta cidade continue crescendo e que o povo de Valinhos continue sendo bem tratado”, frisou.

 

Em entrevista, ao vivo para TV Câmara, Toloi disse que, a priori, não era candidato à presidência, mas devido a pedidos feitos pelas executivas nacional e regional do Partido Democrático Trabalhista (PDT), colocou seu nome à disposição. “Os pedidos foram feitos para que me lançasse candidato com o objetivo de fazer crescer o partido na região”, justificou.

 

Toloi ainda afirmou que apesar de não ser o candidato indicado pelo prefeito Clayton Machado (PSDB), continua na base. “Isso não quer dizer que eu não estou com o prefeito. Estou com a base”, definiu.

 

O presidente Lorival (PROS) também parabenizou Toloi pela eleição e agradeceu o apoio dos vereadores na condução dos trabalhos destes dois anos. "Em meu quarto mandato não é o primeiro jogo que eu assisti. Alguma atitude minha pode não ter agradado minhas atitudes. O que eu fiz, fiz pelo bem da sociedade e como ordenador de despesas fiz o melhor", afirmou.

 

Giba, companheiro de partido de Toloi, disse estar feliz com a eleição para que a cidade continue a crescer.

 

O vereador Israel Scupenaro desejou um bom trabalho ao novo presidente. “Que o vereador possa representar o povo com dignidade. Desejo que o senhor tenha um grande sucesso”, frisou.

 

Léo Godói também desejou um bom trabalho a nova mesa. O vereador Tunico (PMDB) também parabenizou os eleitos e reconheceu o trabalho do vereador Lorival pela condução da Casa neste biênio.

 

Dr. Orestes Previtale parabenizou todos os nove vereadores que votaram na chapa de Toloi, "grupo que se manteve coeso, na mesma direção".

 

Vereador Edson Batista (PSDB) desejou a todos um feliz Natal e próspero ano novo, com muita felicidade e paz. "Gostaria de dar os parabéns ao vereador Lorival pelo brilhante trabalho feito nos dois anos e, agora, ao novo presidente", afirmou.

 

Dr. Moysés (PSD) parabenizou o grupo coeso vencedor da chapa, mas fez críticas à postura do presidente eleito. "Ofereceram o manjar do poder que seduz e destrói e que fez o Brasil a situação que o Brasil está. Fico feliz pela sua eleição, mas muito triste em conhecer a sua personalidade", frisou dr. Moysés a Toloi.

 

Dr. Pedro Damiano (PR) disse que o grupo eleito será independente e esquecerá as mazelas. "Parabéns Toloi, a vitória é sua, democraticamente você ganhou. Quem ganha é a cidade de Valinhos".

 

Paulo Montero (Solidariedade) disse que democracia é o voto representando a vontade de cada um. Novamente abro mão de tudo o que ocorre em benefício da Casa e não em benefício próprio. Temos que ter uma Câmara totalmente independente", afirmou.

 

Montero ainda parabenizou o presidente Lorival pelo trabalho. "O senhor mostrou sua postura e a que veio. Popó foi um soldado escolhido, não se acovardou e foi à frente da batalha", acrescentou o vereador.

 

Rodrigo Popó disse que este parlamento é o reflexo da democracia. "Eu sou um ferrenho militante deste grupo que aqui está", afirmou, agradecendo aos 7 votos de vereadores. "Sinto-me honrado com meu passado familiar, já contribuí e vou continuar contribuindo", destacou.

 

Popó desejou sucesso na condução dos trabalhos para o novo presidente e à mesa para o próximo biênio. "Tenhamos responsabilidade e comprometimento. Este vereador irá cobrar", disse Popó.

 

Veiga elogiou o presidente Lorival pela competência; "que o vereador Toloi tenha a mesma competência". "Colocar seu nome à frente para concorrer é uma vitória. Colocar seu nome para a presidência não é para todo mundo não", disse.

 

Dinho (PCdoB) desejou sorte a Toloi. "Vou continuar neste propósito de ajudar as pessoas. Eu não poderia trair um prefeito, que conquistou o que ele conquistou em 20 anos nesta Casa. Desejo uma boa condução dos trabalhos ao Toloi. A vida que segue. Temos de continuar o trabalho. O propósito final é trabalhar pela população", disse.

 

Ainda na sessão, o presidente Lorival apresentou um vídeo com uma retrospectiva de seus trabalhos frente à Câmara.

 

Conheça o novo presidente

Sidimar Rodrigo Toloi, o Toloi, tem 30 anos. É o vereador mais novo entre os 17 representantes do legislativo valinhense. É casado, empresário e pai de dois filhos. Nasceu no Paraná e escolheu a cidade de Valinhos para morar, construir sua família e seus negócios.

 

Sua liderança natural, sua capacidade de empreender e encarar novos desafios, somados ao respeito e carinho com que sempre tratou as pessoas ao seu redor, foram ingredientes que levaram a comunidade valinhense a escolhê-lo para se candidatar pela primeira vez a um cargo público como vereador, eleito com 941 votos pelo PDT.

 

De herança política, Toloi é filho de Helena Toloi e de Idemar Toloi, vereador por quatro mandatos no Paraná e primo de José Carlos Toloi, prefeito também em uma cidade do estado do Paraná.