Embaixador da Palestina no Brasil prestigia sessão para entrega de títulos de Cidadão Honorário

Valinhos recebeu, na noite de quarta-feira, 10, o embaixador da Palestina no Brasil, Ibrahim Mohamed Khalil Alzeben. Ele veio à cidade, na Câmara Municipal, para prestigiar a entrega de títulos de Cidadão Honorário aos ex-vereadores Sebastião Maria e Miguel Moreira; e ao médico dr. Abdel Latif Hasan, nascido na cidade palestina de Belém.

 

O embaixador destacou a importância de cada homenageado para a cidade e fez uma menção especial a dr. Abdel Latif Hasan. “O fato de que um palestino é homenageado, para nós, como patriotas, como políticos, nos satisfaz. Estamos há sessenta e oito anos esperando justiça. Estamos aguardando que a Palestina, esta terra que deu tanto à humanidade, tenha seus direitos e tenha seu território. O fato de termos um homenageado de nosso povo em Valinhos nos dá alento, nos dá esperança de que a história vai nos dar nossa independência e nossa soberania”, afirmou Alzeben.

 

A sessão solene foi comandada pelo presidente Lorival Messias (PROS) e contou ainda com a presença do prefeito de Valinhos, Clayton Machado (PSDB), e dos vereadores Antonio Soares Gomes Filho, o Tunico (PMDB), Scupenaro (PMDB), dr. Moysés Abujadi (PSD), Gilberto Borges, o Giba (PDT) e Kiko Beloni (PSDB).

 

Tanto as autoridades quanto os homenageados discursaram destacando o valor dos trabalhos desenvolvidos em prol da cidade.

 

O presidente Lorival Messias, autor da honraria concedida a dr. Abdel, ressaltou a importância do título de cidadão e afirmou que “todos os homenageados da noite eram grandes merecedores da honraria”.

 

Já o prefeito Clayton Machado afirmou que “a história dos três se mistura em uma única frase: o amor que superou todas as barreiras e todas as dificuldades. O povo de Valinhos é um povo ordeiro, amável e aqui temos muitas pessoas de bom coração como vocês”.

 

Na cerimônia foi exibido um vídeo, produzido pelo Departamento de Comunicação, que contou a trajetória dos novos cidadãos honorários.

 

No encerramento, as autoridades da mesa trocaram presentes. O embaixador Ibrahim distribuiu lenços típicos da Palestina para todos que fizeram parte da mesa, além de uma medalha de honra ao médico dr. Abdel. Ele recebeu do prefeito Clayton Machado e do presidente Lorival DVDs da história da Câmara, do primeiro festival estudantil de animação de Valinhos e os livros “60 anos de imagens de Haroldo Pazinato” e “Projeto Viver Valinhos”.

 

Homenageados

 

Dr. Abdel trabalha na Santa Casa de Valinhos como plantonista e coordenador da UTI Adulto. Ele se mudou para o Brasil em 1992 junto com a esposa, que é brasileira. A entrega da honraria para Abdel Latif Hasan foi proposta pelo vereador Lorival Messias como forma de reconhecer os relevantes serviços prestados pelo médico à saúde dos valinhenses.

 

Outro cidadão valinhense Miguel Moreira trabalhou durante muitos anos na Gessy Lever como motorista de caminhão e, em suas folgas, como motorista de turismo. Miguel Moreira foi vereador por dois mandatos e fundador da empresa de transportes Transmimo, sendo uma das maiores empresas de fretamento da Região Metropolitana de Campinas. Ele recebeu o título por iniciativa do vereador Kiko Beloni.

 

O último homenageado foi Sebastião Maria que trabalhou por 42 anos na empresa Rigesa e 15 anos na empresa Gerisa, onde atuou como sócio-proprietário. Ele também foi presidente do Lions Club de Valinhos, da Comissão Municipal de Esportes e da Comissão Organizadora da Festa do Figo. Foi vereador e, também, chefe de gabinete do prefeito Marcos José da Silva. Atualmente, atua como vice-presidente do Valinhos Clube e membro da Irmandade Santa Casa de Misericórdia de Valinhos.  Seu título foi de autoria do vereador Tunico.