Câmara aprova projeto que proíbe uso de coleiras elétricas em cães

Projeto que institui o “Maio Amarelo” e outorga de títulos de cidadão também têm apoio unânime dos vereadores

 

Foi aprovado na sessão de terça-feira, 25, projeto de lei dos vereadores César Rocha (PV), Henrique Conti (PV) e Israel Scupenaro (PMDB), que proíbe o uso de coleiras que dão choque elétrico em cães. Os vereadores alegam que as coleiras podem até mesmo mudar o comportamento dos animais.

 

De acordo com a mensagem do projeto, o uso das coleiras elétricas já é proibido em países como Alemanha e Austrália. “As coleiras são vistas como artigos cruéis para animais”, afirma o texto.

 

Caso a lei seja sancionada pelo prefeito Clayton Machado (PSDB), o dono do cão com coleira elétrica será multado em 10 Unidades Fiscais do Município, o que corresponde a R$ 1.288,10.

 

 

Maio Amarelo

 

Os vereadores aprovaram projeto de lei do vereador Rodrigo Fagnani “Popó” (PSDB), que institui o “Maio Amarelo”. O objetivo da campanha é chamar a atenção da sociedade e dos órgãos públicos para o alto índice de mortos e feridos em acidentes de trânsito.

 

O projeto segue para sanção do prefeito Clayton.

 

 

Cidadãos Honorários

 

Também foi aprovada, na sessão de terça-feira, a concessão de títulos de Cidadão Honorário aos senhores Sebastião Maria e Edson Cabral. Os projetos são de autoria dos vereadores Tunico (PMDB) e Lorival Messias (PROS), respectivamente.

 

Sebastião Maria trabalhou por 42 anos na empresa Rigesa e 15 anos na empresa Gerisa, onde atuou como sócio-proprietário. Ele também foi presidente do Lions Club de Valinhos, da Comissão Municipal de Esportes e da Comissão Organizadora da Festa do Figo. Foi vereador e chefe de gabinete do prefeito Marcos José da Silva. Atualmente, atua como vice-presidente do Valinhos Clube e membro da Irmandade Santa Casa de Misericórdia de Valinhos.

 

Edson Cabral é radialista, cantor, apresentador e compositor. Por meio do rádio, desenvolve campanhas voluntárias para arrecadar brinquedos, mantimentos e até para a compra de cadeiras de rodas. Nas comunidades, faz shows beneficentes em datas festivas. Atualmente, apresenta três programas na rádio Valinhos FM: “Alvorada Sertaneja”, “Entardecer na Fazenda” e “Brasil de Todos Nós”. Além dos programas na rádio, tem também o programa “Edson Cabral e Amigos”, na Net TV.